Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
11/04/17

Pesquisadores pedem colaboração para imprimir e montar laboratório

Iniciativa brasileira difunde conceitos maker e colaborativo. O Wikilab será um espaço para laboratório universitário mas também para quem quiser contribuir com inovação e tecnologia nas mais diversas áreas.

Imagem: DivulgaçãoImagem: Divulgação

Já pensou em erguer uma casa feita totalmente a partir de uma impressora 3D, que sirva de laboratório de tecnologias livres digitais para uma comunidade acadêmica? Professores e estudantes da Universidade Federal do ABC pensaram e lançaram um desafio para as próximas semanas: arrecadar 63 mil reais na internet para construir a primeira casa fabricada e construída dessa forma, em São Paulo.

No Brasil, será a segunda Wikihouse, como é chamada a iniciativa que disponibiliza gratuitamente os desenhos e detalhes online para sua fabricação. A primeira foi na cidade do Rio de Janeiro, a Casa Revista, construída no início de 2015, fruto do trabalho de conclusão de curso da então estudante de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Clarice Rohde e pesquisadora do Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital (LAMO3D) da mesma universidade.

Para concluir o primeiro projeto, foi necessário imprimir 200 peças feitas de compensado de madeira usinadas, em cortadoras a laser e um equipamento chamado router CNC, conectados a um computador que envia os comandos para os cortes para a produção do material. Exatamente. Toda a montagem dispensa concreto, aço,vidro, tijolo, parafuso ou qualquer um desses elementos comuns da construção civil.

“É um projeto que junta um laboratório acadêmico [da UFABC] e o Maker Space do ABC para desenvolver soluções tecnológicas para a cultura, direitos humanos e políticas públicas democráticas. A ideia é imprimir e montar esse laboratório com os makers, alunos e pesquisadores”, explica o professor da UFABC Sergio Amadeu, integrante do Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC (LabLivre).

Makerspace é um espaço para o desenvolvimento e criação de tecnologias, de aprendizagem autônoma e incentivo à inovação, a partir de uma cultura colaborativa de compartilhar informações.

Encontro para novos apoiadores
O Wikilab, como foi apelidada a empreitada, será construído em um terreno cedido pela UFABC e será utilizado tanto como makerspace, quanto como laboratório acadêmico, e estará aberto a todos que queiram transformar um projeto em realidade, usando tecnologias livres.

Na quinta-feira (13/4), entre 19h e 20h30, haverá uma reunião para novos apoiadores para a campanha, na sala S304, 3º andar do Bloco Alfa 2, da UFABC, em São Bernardo do Campo.

É possível contribuir com a iniciativa mesmo à distância. Doações financeiras, a partir de R$ 20, podem ser feitas pelo site do Catarse aqui, até o dia 4 de junho próximo, por cartão de crédito ou boleto bancário.O conceito maker foi explicado na edição 167 do Jornal Engenheiro, da Federação Nacional dos Engenheiro, em abril de 2016. Confira aqui.

Fonte: Comunicação SEESP com informações de Catarse


(publicado por Deborah Moreira)





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.