Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
09/05/17

FIO participa de curso de negociação coletiva

A atividade teve o propósito de preparar os dirigentes sindicais que estarão à mesa de negociação da área da saúde com o governo federal.

O diretor da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), o cirurgião-dentista Welington Moreira Mello, participou, de 25 a 27 de março último, do curso de negociação coletiva na saúde para a Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP/SUS), em Brasília. A atividade foi promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em convênio com o Ministério da Saúde. Mello é coordenador da bancada dos trabalhadores na MNNP.

Segundo o supervisor do Núcleo de Políticas Públicas do Dieese, Nelson Karam, o curso traz algumas referências mais gerais sobre como está estruturada a política de saúde pública no Brasil e foca nas discussões da negociação coletiva, mostrando sua importância como elemento para se construir a política de saúde. “O Dieese vem ministrando esse curso desde 2012 para membros das mesas estaduais e municipais e agora está sendo disponibilizado para os integrantes da nacional”, salientou.

Em pauta diversos assuntos, como legislação, políticas públicas e participação social, princípios e diretrizes e processos decisórios do SUS. Durante a atividade, os participantes simularam uma negociação para criar condições a que se aprofunde a discussão sobre a importância da preparação da comissão negociadora para a Mesa, com destaque a atitude, comportamento, coordenação, iniciativa, espaço do acordo, entre outros, e a relação desses elementos com as estratégias de condução da campanha.

O diretor da FIO reforçou a importância desse tipo de formação devido à alternância de pessoas à Mesa e, mais recentemente, em toda a gestão.  “A negociação coletiva no Brasil é um processo que põe em contato atores sociais que representam trabalhadores, empresários e Estado. Essas especificidades estão sendo tratadas no curso e isso dá um embasamento enorme aos participantes”, disse.

Comunicação CNTU
Informação do jornalista Paulo Passos/FIO

 

Leia também





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.