Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
18/05/17

Fenafar realiza debate sobre medicamentos e patentes

Debate ocorre no dia 26 próximo é preparatório para a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde e contará com três especialistas no tema de medicamentos e direito: Jorge Bermudez, Norberto Rech e Carol Proner.

Imagem: Divulgação FenafarImagem: Divulgação Fenafar

No próximo dia 26 de maio a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar )e seus sindicatos filiados realizarão, no Rio de Janeiro, o debate "Medicamento: Produto e Direito, o impacto da propriedade intelectual no desenvolvimento nacional e no trabalho do farmacêutico".

A atividade integra as conferências livres preparatórias para a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde, que acontecerá em novembro. O debate também abre as reuniões do Conselho de Representantes e da Diretoria da Fenafar que acontecem nos dias 27 e 28 de maio.

O debate acontecerá no auditório da Faculdade de Direito da UFRJ, na rua Moncorvo Filho, 8, Centro.

Nos dias 27 e 28 as atividades da Fenafar aconteceram no Hotel Vila Galé, na Rua do Riachuelo, 124, Lapa.

Haverá um debate sobre conjuntura e o impacto das reformas Trabalhista e da Previdência na vida dos farmacêuticos com o Dr. Carlos Ocké, economista, Técnico de Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em seguida uma discussão sobre os ataques ao movimento sindical com o advogado do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Kique Carvalho e o presidente da CTB-RJ, Ronaldo Luís Leite.

Debatedores
Entre os debatedores está o médico Jorge Bermudez, doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1995) e mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Medicina Tropical) pela Faculdade de Medicina da UFRJ (1976). Atualmente é Pesquisador Titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Ocupou entre 2011 e 2017 o cargo de vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente em acesso a medicamentos, politicas públicas, inovação e propriedade intelectual. Foi membro do Painel de Alto Nível do Secretario-Geral das Nações Unidas em Acesso a Medicamentos (www.unsgaccessmeds.org), nomeado em novembro de 2015 e que divulgou seu Relatório em setembro 2016.

Norberto Rech, também convidado, foi presidente da Fenafar entre 2001-2003. É professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1985. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Garantia e controle de qualidade de medicamentos, bem como no âmbito de políticas públicas de saúde, especialmente no campo da Assistência Farmacêutica. Entre 2003 e 2004 atuou como gestor público junto ao Ministério da Saúde, nas funções de Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e, cumulativamente, como Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica. Entre 2005 e 2010 ocupou funções na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passando a exercer a função de Assessor Especial da Presidência da Anvisa entre os anos de 2010 e 2014. Entre os anos de 2011 e 2012 exerceu cumulativamente a função de Gerente Geral de Medicamentos da Anvisa.

Caroline Proner completa o trio de debateores. Ela é professora de Direito Internacional da UFRJ - DGEI-FND. Doutora em Direito Internacional pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha (2005), Co-Diretora do Programa Máster Oficial da União Européia, Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo - Universidade Pablo de Olavide/ Univesidad Internacional da Andaluzia, Espanha. Diretora para América Latina do Instituto Joaquín Herrera Flores. Conselheira da Comissão Nacional da Anistia, Brasil; Membro do Tribunal Internacional para Justiça Restaurativa de El Salvador.


Fonte: Fenafar

(publicado por Deborah Moreira)





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.