ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
10/07/17

Entidades nacionais discutem formação em Odontologia

Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), filiada à CNTU, participou ativamente do evento, levando contribuições importantes para o debate.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) promoveu, de 5 a 7 de julho último, em Juiz de Fora (MG), sua reunião anual com o tema central "Dimensões do aprendizado na graduação". A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) foi representada na reunião pelo vice-presidente, o cirurgião-dentista Eduardo Gomide. A conferência de abertura foi proferida pelo professor-doutor Ricardo Ramos Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB). Durante o encontro foram realizados seminários, palestras e oficinas com temas diversos.

Durante a reunião foram lançados o "Curso de extensão em Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico", produzido em parceria pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Abeno, e o aplicativo OdontoLIBRAS, produzido em parceria pela UNA-SUS/UFMA e Abeno.

O representante da FIO, Eduardo Gomide, durante discussão sobre a integração da Abeno com as entidades nacionais em ações que vão auxiliar na formação profissional dos graduandos e pós-graduandos em Odontologia, viu aprovada a sua proposta de participação da federação nas comissões e discussões que envolvem o ensino odontológico, devido à importância e o prestígio da entidade em nível nacional.

Entre outros assuntos, a reunião da Abeno discutiu a questão dos modelos de inserção do conhecimento de bioética nos cursos de Odontologia; a avaliação do resultado do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação; a apresentação ao Conselho Nacional de Educação (CNE) do texto aprovado em 2016 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que aguarda a aprovação do CNE; a discussão dos cursos a distância e dos semipresenciais; os aspectos que envolvem o estágio supervisionado; a regulamentação pelo CFO dos conteúdos que têm que ser presenciais; o papel das entidades sindicais na construção de aperfeiçoamento dos processos de formação.

 

Comunicação CNTU
Informação de Paulo Passos/Jornalista da FIO

 

Leia também





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.