ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
22/09/17

São muitos os motivos para deixar o carro em casa

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.. Para incentivar mudanças de hábitos, um aplicativo listou alguns motivos para esquecer o carro e explorar outros meios de locomoção.

Foto: Beatriz ArrudaFoto: Beatriz Arruda

Hoje em dia, com os smartphones e inúmeros aplicativos, é possível planejar a viagem feita com transporte coletivo. É possível saberem tempo real a localização do ônibus e o horário previsto de chegada. É certo que muitas vezes não há tanta precisão, mas a relação das pessoas com os meios de transporte está se transformando. Este é o primeiro motivo para não utilizar o veículo: a comodidade.

Um desses aplicativos é o Leve-me ( disponível para Android e iOS), o qual o usuário pode receber um alerta 5, 10 ou 20 minutos antes do ônibus chegar ao ponto selecionado.

De ônibus, metrô, trem, de bicicleta ou a pé é possível perceber detalhes que passam despercebidos pelo olhar do motorista, que precisa ter foco na direção. Ruas, becos, vilas, lojas e artes de rua se apresentam na paisagem de quem passa com mais tranquilidade. A liberdade para descobrir a cidade é a segunda razão apresentada.

Mais saúde é a terceira. Quando um motorista abandona o carro, as chances dele adotar hábitos mais saudáveis são maiores, como praticar exercício ao pedalar ou circular a pé. Além de colocar o corpo em movimento, a liberação de endorfina durante o exercício contribui para o relaxamento muscular e mental.

Para quem opta por pedalar, o app Leve-me indica para os usuários de São Paulo quais os pontos de aluguel de bike e quantas estão disponíveis no momento. Dessa forma, ele não corre o risco de planejar o trajeto e ficar na mão.

E quem faz a opção de trocar o motor por qualquer outro tipo de transporte, contribui para reduzir a emissão de poluentes (quarto motivo) e melhorar o fluxo e a mobilidade do transporte de massa (quinto motivo).

Para os que só veem vantagem se não mexer no bolso, reduzir ou eliminar o uso do carro impacta diretamente nos gastos com combustível, estacionamento (incluindo flanelinhas), IPVA e seguro. Já parou para fazer as contas de quanto tempo você precisa trabalhar para manter seu carro? Sem contar as despesas com eventuais problemas mecânicos.

Para completar: com menos veículos nas ruas, a qualidade do ar melhora, os impactos na atmosfera diminuem e, consequentemente, todo mundo sai ganhando seja em saúde, tempo e financeiramente, além de despertar a consciência sobre o exercício da cidadania.

Comunicação CNTU
Com informações do site Catraca Livre


(publicado por Deborah Moreira)





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.