ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
02/02/18

Murilo aponta importância de fiscalização nos canteiros de obras

Grande imprensa repercute revisão das normas de segurança nos canteiros de obra com presidente da CNTU e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

O jornal Correio Braziliense ouviu o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, também presidente do SEESP, sobre a revisão de normas de segurança nos canteiros de obras do setor da construção civil. Como apontou a publicação, apesar dos avanços e da edição de normas, Murilo acredita que ainda existe a necessidade de aprimoramento sobre o tema. "O setor tinha de fazer uma grande reciclagem. Primeiro, voltada para uma fiscalização mais eficaz. O desenvolvimento do País passa pela construção civil, e a engenharia precisa buscar protagonismo nesse processo", defende.

A matéria, publicada em 31 de janeiro último, aponta que “tragédias lembradas pela série Vidas soterradas pelo descaso, em obras públicas ou privadas, contribuíram para que o sistema de fiscalização nos canteiros evoluísse, mas especialistas ressaltam a necessidade de mais melhorias”. A criação da Norma de Desempenho nº 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de 2013, segundo o jornal, é uma dessas mudanças positivas.

A norma começou a ser elaborada, em 2000, dois anos após a queda do Edifício Palace II, no Rio de Janeiro, lembra o Correio Braziliense: “Foram 13 anos de discussões para formular parâmetros baseados nas exigências dos usuários com novos conceitos de vida útil, garantias e definição de responsabilidades. Com previsão de ser atualizada a cada cinco anos, a diretriz será revisada a partir de fevereiro, com término previsto para maio - mais de mil normas da ABNT são sobre o setor.” Outra tragédia que mostrou a importância da norma foi o desabamento de um prédio na região metropolitana do Recife, em 2004.

>> Abaixo vídeo sobre a tragédia ocorrida no Rio, em 1998:






Fonte: Rosângela Ribeiro Gil/Seesp





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.