Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
25/04/18

Presidente dos Economistas relembra que Getúlio Vargas salvou a profissão

A profissão de economista estava ameaçada. Na elaboração da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), em 1943, os economistas iam perder a exigência de nível superior, o que geraria um forte retrocesso para a categoria. Era preciso fazer alguma coisa e falar com quem tinha poderes pra resolver.

Quem decidiu fazer isso foi o jovem estudante de economia Jamil Zantut (anos mais tarde, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – TRT-SP). Ele ligou para o Catete, alegando que haveria uma greve geral em São Paulo, no dia seguinte, e que precisava falar com o presidente Getúlio sobre isso.

A telefonista pediu que aguardasse na linha e minutos depois o próprio Getúlio estava ao telefone. O estudante Jamil decidiu contar a verdade: não havia greve alguma, apenas a ameaça à condição profissional dos economistas. Getúlio escutou, fez perguntas e, ao final, avisou: – Ouçam hoje a Voz do Brasil.

Reunidos em uma república (na rua Conselheiro Crispiniano, Centro, São Paulo - SP), os estudantes aguardaram a fala do presidente e ouviram Getúlio, na Voz do Brasil, anunciar as profissões de nível superior que seriam contempladas na CLT. Entre elas a de Economista. 

Essa história foi contada por Pedro Afonso Gomes, presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP), no último dia 19/4, data em que Getúlio Vargas completaria 136 anos, ao programa Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical. “Getúlio também ouvia aos trabalhadores. Ouvia o povo”, ressalta o dirigente durante a entrevista.


>> Confira a entrevista na íntegra clicando aqui.


Foto: Agência SindicalFoto: Agência Sindical

 

 

Fonte: Agência Sindical 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.