ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
05/09/18

Abenge confere prêmio a mulheres que se destacam na educação em engenharia

Prêmio Edwiges Hor-meyll, da Abenge, é uma homenagem à primeira engenheira formada no Brasil, ex-aluna Poli-UFRJ, em 24 de abril de 1920.

Imagem: DivulgaçãoImagem: Divulgação
 

A Associacao Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) premiou algumas mulheres que atuam em prol da educação em engenharia no País, como diretoras pioneiras de escolas de engenharia centenárias.

A premiação aconteceu ontem (3/9), à noite, na cerimônia oficial de abertura do XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2018), em Salvador (BA), quando a Abenge lançou a campanha “Mais Mulheres na Engenharia”.

A diretora da Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), Cláudia Morgado, foi uma das agraciadas. “Agradeço o prêmio e parabenizo à Abenge por criar a campanha “Mais Mulheres na Engenharia”. É muito importante estimular a presença feminina na Engenharia, como em todas as áreas do conhecimento”, disse a professora Cláudia Morgado.

Também receberam o Prêmio Edwiges Hor-meyll as engenheiras e professoras Esmeraldina Pereira da Silva (in memorium, Diretora da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, 1974-1975), Ana Maria de Mattos Retti (Diretora da Abenge, 1991-1995 e 2013-2015), Denise Caperna Coitinho Dal Molin (Diretora da Escola de Engenharia da UFRGS, 2008-2012), Leila Figueiredo de Miranda (Diretora da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011-2017), Tatiana Bittencourt Dumet (Diretora da Escola Politécnica da UFBA, 2014-2018), Adriana Maria Tonini (Diretora do CNPq, na área de Ciências Exatas, Engenharia e Computação, 2016-2018), e Liedi Legi Bariani Bernucci (Diretora da Escola Politécnica da USP, 2018-2022).

Na ocasião, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apresentou chamada para a campanha voltada para educação básica “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, cujo o objetivo é o estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.


Fonte: Assessoria de Imprensa Abenge





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.