ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
03/10/18

Rilma Hemetério é nova presidente do TRT - 2ª Região

Desembargadora, que tomou posse na segunda-feira (1º/10), em São Paulo, estará à frente do maior Tribunal Regional do Trabalho do País pelo biênio 2018-2020.

 

Tomou posse nessa segunda-feira (1º/10), em São Paulo-SP, o corpo diretivo que conduzirá o TRT da 2ª Região no biênio 2018-2020. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Ed. Sede, que ficou  repleto de magistrados, servidores, autoridades e demais convidados. O então presidente da instituição, desembargador Wilson Fernandes, entregou o posto para a presidente eleita, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, que passa a responder pelo maior tribunal trabalhista do país. 

Integram o Corpo Diretivo, a partir de agora, a desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves (vice-presidente administrativa); o desembargador Rafael Edson Pugliese Ribeiro (vice-presidente judicial); e o desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal (corregedor regional).

Em seu discurso de posse, a presidente Rilma homenageou seus antepassados. "Com eles, aprendi o real significado de dignidade da pessoa humana, muito antes de receber as primeiras lições de direito de que todos são iguais perante a lei". Primeira mulher afrodescendente a ocupar o cargo de presidente deste Tribunal, a desembargadora afirmou: "O meu, o seu, o nosso lugar é onde podemos estar, desde que não nos seja negado o acesso à boa educação e a todas as oportunidades, em igualdade de condições com os demais, sem distinção de qualquer natureza".

Interrompida por aplausos por diversas vezes, a desembargadora Rilma continuou seu discurso. Criticou as tentativas de enfraquecimento da Justiça do Trabalho e destacou os principais resultados positivos deste ramo da Justiça. Mencionou os impactos da reforma trabalhista, ressaltando que se deve garantir a função social e protetiva do direito do trabalho, assegurar que não haja retrocesso, solucionar as lides entre as partes e promover a paz social. E encerrou: "Repudio qualquer ato que afronte a dignidade da pessoa humana e não pouparei esforços para preservar esta Justiça Especializada, pelos valores que a fundamentam, que, por si só, justificam a sua existência. Clamo pela colaboração de todos nessa empreitada. Vamos caminhar juntos pela Justiça do Trabalho". 

Fonte: TRT - 2ª Região - Foto: Diego Dantas e Décio Samezima 

 
Leia também

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.