ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
15/10/18

Entidade faz gestões junto a Câmara Técnica para barrar concessão de Porto Primavera

Sindicato dos Engenheiros demonstrou impacto do subaproveitamento de usina - risco apontado por especialistas com privatização - sobre Usina de Itaipu e necessidade de estudos técnicos.

 

A partir de ofício encaminhado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) - filiado à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) - ao ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, realizou-se em 4 de outubro reunião na Câmara Técnica de Análise de Projeto (Ctap) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) sobre a privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e consequente concessão da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera por 30 anos ao eventual vencedor da licitação. O leilão, que estava marcado para dia 2 último, foi adiado por 17 dias e agora está previsto para a próxima sexta-feira (19).

Participaram da reunião representantes da empresa, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Ministério do Meio Ambiente e do Seesp. O diretor desse sindicato, Carlos Kirchner, fez uma apresentação sobre o tema. A entidade pede a impugnação do processo de privatização, conforme ofício enviado no dia 24 de setembro à Comissão de Licitação, alegando vícios de ilegalidade relativos à outorga de Porto Primavera. O presidente da Ctap, Júlio Thadeu Silva Kettelhut, mostrou-se aberto a continuar o diálogo acerca da questão.

Como desdobramento, o Seesp encaminhou em 10 de outubro ofício demonstrando os impactos do subaproveitamento de Porto Primavera – risco apontado por especialistas com a concessão – sobre a Usina de Itaipu e a necessidade de que a Ctap ou o CNRH requeiram a promoção e o custeio de estudos técnicos referentes ao assunto.

 

Confira ofício à Ctap.

 

 

Fonte: Comunicação Seesp





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.