ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
24/04/19

Ferramenta simula aposentadoria com a reforma

Aplicativo desenvolvido pelo Dieese ajuda trabalhadores a calcular e comparar como fica sua aposentadoria com as regras atuais e caso a PEC 6/2019 seja aprovada.

 

 

 

A PEC 6/2019 (reforma da Previdência) de Bolsonaro vem para acabar com as aposentadorias. Se aprovada, as pessoas terão de trabalhar mais, contribuir mais e receber menos. A proposta não poupa ninguém, seja trabalhador da iniciativa privada ou servidor público. Todos serão afetados.

 

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) elaborou uma ferramenta para ajudar os trabalhadores a calcular e comparar como fica sua aposentadoria com as regras atuais e caso a PEC seja aprovada.

 

“O aplicativo é gratuito, fácil e simples de ser utilizado. Está disponível no sistema Android e em breve também no IOS, para quem tem IPhone”, explica Fernando Junqueira, economista do Dieese.

 

Segundo Junqueira, a Calculadora do Dieese, que está no ar há pouco mais de um mês, já atingiu a média 335 mil acessos. “A ferramenta ocupa pouca memória do smartphone ou tablet”, afirma.

 

Ele diz que para utilizar o dispositivo, o trabalhador preenche alguns campos. Em poucos instantes o processo é concluído e a pessoa saberá qual o valor do benefício, com as regras atuais e como ficará se a PEC for aprovada. “Após o cálculo ser feito, é possível perceber claramente que será necessário trabalhar mais, contribuir mais e ainda receber menos”, ele avalia.

 

O economista diz que uma forma de divulgar o aplicativo é através dos dirigentes sindicais. “Todos têm um smartphone. Basta utilizar e mostrar o passo a passo da calculadora aos trabalhadores”, destaca.

 

A ferramenta está disponível no site do Dieese.

 

Para baixar o aplicativo em seu smartphone é preciso acessar a loja de aplicativos do aparelho e buscar por Calculadora do Dieese.

 

Assista entrevista de Junqueira à Agência Sindical:

 

 

 

Fonte: Agência Sindical.

 

 

Leia mais:

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.