ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
18/10/19

FIO na luta contra o câncer bucal

Odontologistas enviam carta ao Ministério da Saúde para cobrar a realização da “Semana Nacional de Combate ao Câncer Bucal", no início de novembro, em cumprimento a Lei nº 13.230/2015.

Fio na luta contra o câncer bucal
Ofício FIO Nº 34/2019 Brasília-DF, 09 de Outubro de 2019

Exmo. Sr.
Dr. Luiz Henrique Mandetta
Ministro da Saúde do Brasil
Esplanada dos Ministérios Bloco G 5º andar
70058-900 – Brasília/DF

A Federação Interestadual dos Odontologistas - FIO, neste ato representado por seu Presidente, Dr. José Carrijo Brom, representante legal da categoria dos Odontologistas sobre interesses coletivos ou individuais de cunho profissional perante autoridades também administrativas, em vários estados do país, vem através deste solicitar as informações, sobre o planejamento estratégico do Ministério da Saúde para a realização da “SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER BUCAL”, em cumprimento ao que prevê a Lei nº 13.230/2015 que institucionalizou esse importante evento para a saúde pública brasileira, prevendo em seu Art. 1º que: “Fica instituída a semana nacional de prevenção do câncer bucal, que será celebrada anualmente na primeira semana de novembro” e ainda no seu Art. 2º que: “Os objetivos da semana nacional de prevenção do câncer bucal são:

I - estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal;

II - promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal;

III - apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal;

IV - difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da saúde, “o câncer bucal, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.” E ainda segundo o INCA, “tivemos no Brasil em 2018, 14.700 casos diagnosticados, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres, e somente em 2015 tivemos 5.898 mortes, sendo 4.672 de homens e 1.226 de mulheres, onde a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados”, o que fica claro a urgente necessidade de ações governamentais e da sociedade civil, que possam reverter esse lamentável quadro da saúde no Brasil, pois a prevenção ainda é a melhor ferramenta para combater também o câncer bucal.

Sem mais para o momento, aguardamos para o mais breve possível, o repasse das informações sobre o planejamento estratégico do Ministério da Saúde para que possamos ajudar na divulgação e incremento das ações desse importante evento.

Atenciosamente,

José Carrijo Brom
Presidente da FIO





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.