ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
12/06/20

Dia de reforçar: trabalho infantil é crime

No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, campanha ganha força com música do rapper Emicida.

 

 

Dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. No Brasil, a efeméride nacional foi instituída pela Lei nº 11.542, de novembro de 2007, e reforça campanha contra a ainda presente e triste realidade no País.

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2016/IBGE), 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos estão trabalhando na agricultura, na pecuária, comércio, domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

 

As regiões Nordeste e Sudeste registram as maiores taxas de ocupação, respectivamente 33% e 28,8% dessa população de meninas e meninos trabalhando. Nestas regiões, em termos absolutos, São Paulo (314 mil), Minas Gerais (298 mil), Bahia (252 mil) e Maranhão (147 mil) ocupam os primeiros lugares no ranking entre os estados. Nas outras regiões, ganha destaque o estado do Pará (193 mil), Paraná (144 mil) e Rio Grande do Sul (151 mil).

 

Este ano, a preocupação aumenta com os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. “Diante desse flagelo, é preciso recordar a convicção de que a saúde de uma sociedade está diretamente ligada ao modo como cuida de suas crianças e seus jovens: são o futuro de uma nação. Por isso, fechar os olhos para a exploração infantil – de qualquer espécie – significa hipotecar a esperança”, afirmou o Papa Francisco, em carta direcionada ao Brasil sobre a data.

 

Arte

A campanha de combate ao trabalho infantil no Brasil ganhou este ano o reforço de uma música composta pelo cantor e rapper Emicida. Com o nome “Sementes”, a canção tem participação da cantora Drik Barbosa, que faz um alerta sobre a necessidade de maior proteção dessa parcela da população.

 

“É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade”, destaca o rapper no refrão da música que alerta, inclusive, “Trabalho infantil é crime”. E deixa a mensagem: “Pra ser adulto sem tumulto não existe atalho; crianças não têm trabalho não”

 

Confira:

 

 

 

Nesta sexta

A Rede Peteca, plataforma digital que divulga e promove direitos da criança e do adolescente e a erradicação do trabalho infantil no País, realiza nesta sexta-feira (12/6), live intitulada “O impacto do coronavírus no trabalho infantil”, das 16h às 17h20, pelo Youtube da entidade e página no Facebook.

 

O encontro reúne a gerente de projetos da Plan International – BA, Sara Regina, e a jornalista da Rede Peteca, Bruna Ribeiro, com mediação da coordenadora do Instituto Invepar, Zilma Ferreira. As convidadas irão analisar a o atual cenário e quais as expectativas pós-pandemia.

 

“A crise do coronavírus, com o isolamento social e os impactos econômicos, pode agravar ainda mais a situação. As crianças precisam ser protegidas e continuarem os estudos”, defende Ribeiro.

 

Clique aqui para saber mais sobre a live e participar.

 

 

 

 

 

Fonte: Comunicação CNTU com informações da Agência Sindical, Rede Peteca e agências. 

 

 

 

Leia mais:

 

 





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.