ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
21/10/20

SindiNutri-SP defende rotulagem triangular

Anvisa aprova nova rotulagem de alimentos. No entanto, entidades como SindiNutri-SP contestam tipo de rótulo aprovada. Elas defendem a rotulagem triangular.

Imagem: Divulgação LabDSI da UFPRImagem: Divulgação LabDSI da UFPR

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no dia 7 de outubro último uma nova norma para a rotulagem de alimentos. O tema vinha sendo debatido tecnicamente em consulta pública aberta em novembro de 2019. Entidades como o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SindiNutri-SP), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Aliança pela Alimentação Saudável, coletivo o qual os nutricionistas de S. Paulo fazemo parte, defendem que a rotulagem proposta em forma de triângulo é a mais indicada por ter passado por diversos testes que concluíram ser mais efetiva, clara e legível.

“A nova rotulagem foi um passo importante, mas apoiamos a rotulagem com os triângulos que traz condições importantes para uma mensagem de alerta que contribuirão para ajudar na decisão de compra”, diz a presidente do SindiNutri, Maria da Consolação Machado Furegatti.

Entre as mudanças estão: tabelas com o conteúdo dos alimentos precisam ser brancas com letras pretas para facilitar a leitura; a parte frontal da embalagem precisa ter avisos em caso de excesso de açúcar, gordura satura e sódio; as quantidades e a tabela nutricional não poderão ficar em locais "escondidos", exceto em produtos com área de rotulagem inferior a 100 cm².

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo Idec e pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens-USP) demonstrou que a proposta dos rótulos em forma de triângulo é melhor. “A pesquisa feita com diversos voluntários mostrou que 80% deles entenderam melhor a mensagem com os triângulos”, argumenta Furegatti.

Além disso, a profissional de nutrição, com especialidade em Obesidade e Emagrecimento e Obesidade Infantil, ressalta a importância em ter um acompanhamento de um nutricionista capacitado: “Entendemos que uma rotulagem mais evidente, que mostre ao consumidor os malefícios daquele alimento, é um passo importante, mas não o único passo. Defendemos, além dessa mudança urgente, um maior acesso às consultas nutricionais, que deve ser compromisso de todos”.


Deborah Moreira
Comunicação CNTU





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.