Cid Carvalhaes inicia nova gestão da FENAM
Credo, fé, confiança e compromisso, com o médico e com a sociedade, foram as palavras mais presentes no discurso do novo presidente da Federação
Em uma cerimônia que lotou o Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, foi empossada a nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos, que comandará a entidade de 2010 até 2012. Credo, fé, confiança e compromisso, com o médico e com a sociedade, foram as palavras mais presentes no discurso do novo presidente, Cid Célio Jayme Carvalhaes, que, ao agradecer a presença dos cerca de 500 convidados de diversas regiões do país que participaram do evento, disse estar emocionado, feliz, satisfeito e honrado por assumir o comando de uma entidade como a FENAM e que espera contar com o apoio, estímulo e críticas para corrigir rumos.
Ao dar início à cerimônia, o ex-secretário geral da FENAM, Mário Fernando Lins, leu o termo de posse e em seguida o ex-presidente, Paulo de Argollo Mendes, fez a transferência do cargo a Cid Carvalhaes. Depois, os diretores assinaram o termo. Logo após, foi dada a palavra aos componentes da mesa principal, que saudaram a nova diretoria, eleita em 19 de junho, durante o Congresso da FENAM, em São Paulo.
O presidente da Academia de Medicina de Brasília e da Federação Brasileira das Academias de Medicina, José Leite Saraiva, saudou o novo presidente e desejou êxito à diretoria, seguido pelo vice-presidente da Associação Médica Brasileira, Nilton Barros, que disse esperar que a nova gestão da FENAM obtenha muitas conquistas para a categoria médica.
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto DÁvila, agradeceu ao ex-presidente, Paulo Argollo, pela colaboração e parceria com o CFM, e acrescentou que com o Cid Carvalhaes essa parceria poderá ser ainda mais estreita, através de convênios e outras ações. Já o deputado Dr. Talmir se colocou à disposição da FENAM na Câmara e garantiu que não medirá esforços no Parlamento em benefício dos médicos.
O deputado Arlindo Chinaglia, que já presidiu o Sindicato dos Médicos de São Paulo, entidade que atualmente também é comandada por Cid Carvalhaes, desejou que a nova gestão obtenha muitas vitórias para os médicos sob o comando de Dr. Cid, que ele definiu como "uma pessoa afável, dedicada, um conciliador, sem abrir mão de suas posições, construindo a unidade do movimento".
Irani Ribeiro de Moura, secretária de Saúde de Goiás e que representou o governador Alcides Rodrigues Filho, fez um breve relato do trabalho da secretaria, afirmando que o governo de Goiás tem a saúde como prioridade, e que esse também é o compromisso da FENAM, que tem na sua diretoria "pessoas abnegadas, disponíveis para lutar pela saúde brasileira".
Credo e fé
Um discurso elaborado com figuras de retórica, que remeteram ao credo, à fé, na essência dos compromissos com a política de saúde, marcou a primeira fala oficial do novo presidente da FENAM, Cid Carvalhaes. "Creio e cremos na força determinada do médico" foi o mote principal utilizado pelo novo dirigente da entidade, que enfatizou o postulado positivo que referendava, ao repetir palavras como credo, creio, cremos e fé.
"Fé na potencialidade de adotarmos alicerces capazes de promover mudanças. Mudanças essas consistentes e imprescindíveis ao estabelecimento de equidades definidas em preceitos essenciais à
saúde..."Fé na palavra, no interlocutor, nas parcerias, nos contratos acertados... Fé no cidadão e na cidadania..."Fé na confiança recíproca, na capacidade de trabalho, na determinação do conjunto, na credibilidade das pessoas", destacou o dirigente no discurso de posse. Ele encerrou sua fala, enfatizando que a medicina, "essa profissão de fé, nada mais representa senão compromissos de lutas intensas, de trabalhos contínuos, de clareza evidente, de determinação implacável".
"Estamos comprometidos. Que a saúde do povo brasileiro possa ser cada vez mais abrangente, mais sólida, mais relevante, mais resolutiva. Tudo faremos para que assim o seja", completou.
Fonte: FENAM
Leia o discurso do Dr. Cid Carvalhaes na íntegraDiscurso de Posse