Jornada destaca nutrição no tratamento de doenças
III Jornada Interdisciplinar de Nutrição realizada na Unimontes teve como tema central “Nutrição: Ciência e Prática na promoção da saúde”
“Eventos desta natureza além de complementarem a formação acadêmica, permitem o acesso às novas tecnologias e, desse modo, contribuem para a melhoria e humanização da assistência à saúde da população”. A afirmação foi feita pelo reitor da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros, Paulo César Almeida, durante a solenidade oficial de abertura da III Jornada Interdisciplinar de Nutrição realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.
Esta edição teve como tema central “Nutrição: Ciência e Prática na promoção da saúde”. A iniciativa foi coordenada pelo Serviço de Nutrição e do Grupo de Apoio Nacional de Pesquisa (GANP) do Hospital Universitário Clemente de Faria. A jornada contou com a participação de professores e acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior de Montes Claros e região, além de profissionais da área da saúde, médicos, farmacêuticos e enfermeiros, dentre outros.
Durante o seu pronunciamento, o professor Paulo César de Almeida destacou, ainda, a importância do nutricionista nas equipes multiprofissionais de saúde, frisando a relevância da nutrição no tratamento das doenças. Ele observou, também, que a jornada interdisciplinar “é um espaço acadêmico para o debate de novas técnicas visando a preservação da saúde”.
Na oportunidade, o professor Antônio Sérgio Barcala Jorge, presidente da comissão científica da jornada, enfatizou a importância do Serviço de Nutrição do Hospital Universitário e salientou a importância do evento para o fomento à pesquisa entre professores e acadêmicos.
“Nesta edição, foram apresentados cerca de 40 trabalhos científicos”, observou o professor Antônio Sérgio Jorge. Após os pronunciamentos, o vice-reitor da Unimontes, professor João Canela, proferiu a palestra “Aspectos éticos e bioéticos na assistência à saúde”. (Fontes: Ascom Unimontes e jornal O Norte de Minas)
+ Notícias