ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
21/05/10

CNTU faz encontro regional em Belém

Evento integrou-se ao VI Enese e discutiu desenvolvimento tecnológico e geração de empregos. Importância da inovação e da mobilização política dos profissionais liberais ganhou destaque du

Aconteceu nesta sexta-feira, 21, o Encontro Regional de CNTU, que integrou o VI Enese (Encontro das Entidades Sindicais de Economistas), promovido pela Fenecon e pelo Sindicato dos Economistas do Pará, realizado desde o dia 19, no Hotel Regente.

O painel teve como tema "Desenvolvimento Tecnológico e Geração de Emprego" e foi tratado pelo professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), Davi Ferreira Carvalho, e pelo diretor de Articulação Nacional da CNTU, Allen Habert. Participaram também da mesa o presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, José Luiz Pagnussat, e o diretor da CNTU, Wilson Roberto Villas Boas Antunes, como coordenador da mesa.   

Ferreira abordou a necessidade de inovação tecnológica, o que demanda estímulo estatal em especial nas pequenas e médias empresas.  Ressaltou ainda que tem havido avanços nesse setor no Brasil, mas além da discrepância da possibilidade de investimentos de acordo com o porte da companhia, há ainda uma forte desigualdade regional. "A concentração está no Sudeste do País", salientou. Lamentavelmente, apontou, ele a região Norte encontra-se em situação bastante prejudicada nesse quesito, apesar de todo o  potencial da biotecnologia a ser desenvolvida na Amazônia. 

 

Habert defendeu a aliança entre "conhecimento, inovação e senso empreendedor" para se criar uma economia criativa. Tal meta, enfatizou, tem o objetivo de construir um País para todos os seus 200 milhões de habitantes, acabar com a pobreza e resolver problemas básicos como a carência de saneamento, o déficit habitacional, a precariedade na saúde e na educação e a fome. "O ano de 2022, o Bicentenário da Independência, é a data-base do País para enfrentar esses desafios", afirmou.

Nesse contexto, ele apontou a o papel a ser desempenhado pelas categorias representadas pela CNTU. "Os profissionais liberais, que são 10 milhões do Brasil, são o estado-maior da luta pelo desenvolvimento". Por isso mesmo, continou, é preciso preparar esse contingente por meio de  um sistema nacional de requalificação.

Na sua opinião, entre as grandes vantagens estratégicas do Brasil, cuja vocação é ser uma potência, está a descoberta das reservas de petróleo na camada do pré-sal. "A corrida tecnológica para garantir acesso a essa riqueza já está ganha", aposta. Ainda conforme ele, daí sairão os recursos para financiar os avanços sociais, especialmente a educação. 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.