Acordo cria instituição para intercâmbio tecnológico
Iniciativa permitirá troca de experiências entre Brasil e Alemanha deve beneficiar principalmente a área de engenharia
Brasil e Alemanha pretendem criar uma instituição de ensino superior que possibilite a troca de conhecimento entre os dois paises, principalmente na área de engenharia. O anúncio foi feito na segunda-feira (12/4), durante cerimônia de abertura do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011.
Um acordo de cooperação tecnológica entre os presidentes da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) foi assinado a fim tornar a proposta realidade. A instituição seria criada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp).
A assinatura teve a presença do ministro de Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, e da ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan. "Um dos pontos fortes da cooperação Brasil-Alemanha é o interesse dos engenheiros brasileiros. Por isso, é muito importante que essas entidades que estejam engajadas nessa iniciativa. Estou muito satisfeito com a proposta e a engenharia nacional tem muito a ganhar com essa cooperação", enfatizou Rezende.
Para a ministra Schavan, a parceria atenderá uma das principais preocupações da Alemanha que é a formação de mais engenheiros para combater o déficit nos dois países e garantir mão de obra qualificada para o desenvolvimento.
O interesse declarado da Alemanha no maior país da América Latina, segundo o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Samuel Pinheiro Guimarães, deve-se também aos efeitos pós-recessão: no contexto internacional, o Brasil está entre os três países que melhor saíram da crise mundial. "Sabemos das dificuldades por que passa a economia européia de um modo geral e das oportunidades de investimento que existem no Brasil. Agora vamos ter não só o Programa de Aceleração do Crescimento com suas grandes dimensões, mas os eventos esportivos, que também são eventos econômicos", avalia Guimarães.
Brasil-Alemanha
O Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010-2011 objetiva intensificar a cooperação científica e tecnológica, com especial ênfase na promoção da inovação e do desenvolvimento sustentável, assim como divulgar o potencial dos dois países como locais propícios para a inovação.
Fontes: Embaixada da Alemanha e MCT
+ Notícias