Odontologistas, mobilização e sociedade
Da importância da comunicação da categoria à negociação sindical, representantes dos odontologistas de onze estados debateram pauta de interesse social proposta em reunião trimestral promovida pela FIO
O papel da CNTU no fortalecimento das lutas em defesa de políticas públicas de interesse de suas bases foi exposto pelo presidente da Confederação, Murilo Celso de Campos Pinheiro, durante encontro nacional de sua mais nova filiada, a Federação Interestadual de Odontologistas (FIO), no final de março.
A FIO promove trimestralmente com seus sindicatos filiados encontros participativos contribuindo com os avanços políticos conquistados, ampliando sempre a visão política e social que não limita-se a ações meramente corporativistas. De acordo com a Secretaria de Comunicação da entidade, o exercício da troca de experiências das ações promovidas pelos sindicatos em seus estados é de importância fundamental para dar uma visão mais ampliada do que pode ser feito ou melhorado. "Não há como se pensar em um sindicato participativo sem essas fundamentais trocas de experiências e aquisição de novos conhecimentos no campo político e sindical", destaca um registro do encontro no site da entidade.
Além da fala de Murilo Pinheiro sobre ações e objetivos da CNTU, foram realizadas palestras e debates sobre a importância da Secretaria de Comunicação da FIO, por Hermógenes Meira, sobre os Sistemas “S”, por Henrique Antunes Vitalino, CBHPO/FIPE, por José Carrijo Brom, Mobilização e Negociação no Serviço Público e Informalidade, por Ricardo Martinez Froes e sobre Mesa de Negociação /SUS, por Welington Moreira Mello. Os temas foram escolhidos pela importância que têm tanto para os odontologias quanto para a sociedade.
A reunião de março foi feita em Campo Grande (MS) no dia 25 e 26/03/10 contando com a participação de diretores sindicais de onze estados: (AC, AM, AP, CE, DF, ES, GO, MS, MT, RN e SE). A próxima reunião trimestral da FIO já está programada para acontecer no Amapá.
+ Notícias