ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
02/03/10

Brasil enviará médicos e soldados para o Chile

Equipes de busca e salvamento serão levadas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e serão mobilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Serão também homens treinados que já atuaram no r

Logo depois de embarcar no avião presidencial em Montevidéo, no Uruguai, após participar da posse do novo presidente José Mujica, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, mudou a rota que o levaria para Brasília e foi direto para Santiago, no Chile, encontrar a presidente Michelle Bachelet, com quem conversara por telefone horas antes e prometera ajuda. O Brasil vai enviar soldados treinados para resgate, médicos e hospitais de campanha para socorrer feridos.

Em Santiago, Lula anunciou que o governo brasileiro vai resgatar todos os brasileiros vítimas do terremoto, através de trabalhos coordenados pela embaixada no país.

– Quero dizer que brasileiros fiquem tranquilos. Nossa embaixada está atenta. Se nós recebermos informações de que aeroporto não vai funcionar, vamos dar um jeito de trazer os brasileiros de volta – disse o presidente.

Segundo Lula, o aeroporto de Santiago está com sua estrutura danificada, mas a pista está em condições de receber aviões.

– A pista está ótima. O problema é a estrutura. O que tem, na verdade, é um cuidado para que os aviões não cheguem por causa da falta de estrutura.

Parceria 24h No encontro com a presidente chilena Michelle Bachelet, Lula prontificou-se a ficar de plantão 24 horas para ajudar a colega.

– Não tem hora para me chamar no telefone. Pode me chamar na hora que entendo – disse o presidente. – De nossa parte, vamos trabalhar e ajudar naquilo que for possível para que o Chile possa ser reconstruído e voltar a ser o país extraordinário que sempre foi.

O Brasil já anunciou o envio de um hospital de campanha ao país vizinho, para ajudar no atendimento aos feridos.

Equipes de busca e salvamento serão levadas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e serão mobilizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Serão também homens treinados que já atuaram no resgate pós-desastre no Haiti.

– Neste momento, o que o Brasil puder fazer pelo Chile, vai fazer. É um momento de solidariedade.

Obviamente que o Brasil estará disposto a dar uma ajuda financeira se o Chile precisar – declarou Lula.

Pedido

A decisão do governo em enviar soldados para resgate e médicos veio também de um pedido do embaixador do Chile no Brasil, Álvaro Días Pérez. Ele lembrou que o terremoto de 8,8 graus na escala Richter foi tão devastador quanto o sofrido pelo país em 1960 – que atingiu 9,1 graus.

O diplomata disse ainda que em decorrência do Fundo Soberano do país, sustentado por excedentes da produção de cobre, há cerca de US$ 18 bilhões que podem ser utilizados para situações de crise. De acordo com ele, o dinheiro é aplicado em casos de crise econômica ou de catástrofe, como o terremoto ocorrido.

Agradecimento O presidente Lula voltou para Brasília na noite de ontem.

A presidente Michelle Bachelet agradeceu a solidariedade do colega brasileiro.

– Ele estava no Uruguai para a posse de José Pepe Mujica (novo presidente do Uruguai), e preferiu vir aqui para conversar comigo, trazendo seu afeto e sua solidariedade – disse Bachelet.

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.