ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
12/12/09

Volta dos empregos ainda demora 4 anos, prevê OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) previu que, nos países "emergentes", a volta aos níveis de emprego anteriores ao da crise só ocorram em 2011. Já os países ricos teriam de espera

Diante de uma recuperação que considera frágil, a OIT apelou para que os pacotes de estímulo à recuperação de economias em todo o mundo não seja retirados. Se isso ocorrer, alertou, outras 43 milhões de pessoas serão expulsas do mercado de trabalho. Cinco milhões de trabalhadores perderão seus empregos quase que imediatamente.

Segundo a OIT, a retirada prematura dos incentivos fiscais - como a isenção de IPI - no Brasil pode gerar nova onda de demissões no setor industrial, como ocorreu no início de 2009.

Até junho, a entidade estima que a crise já fez com que 20 milhões de pessoas fossem demitidas de seus trabalhos no mundo.

No início da crise, a OIT estimara que até 59 milhões de pessoas perderiam seus trabalhos entre 2008 e 2009. No total, um recorde de 239 milhões de pessoas não teriam trabalho até o final do ano. Isso significaria taxa média de desemprego no mundo de 7,4%. O recorde anterior fora de 2003, com 6,5%.

A entidade destaca que muitos empregos foram salvos graças aos pacotes de incentivo. Na Alemanha, por exemplo, empresas receberam verbas públicas para manter os trabalhadores nas fábricas.

Mesmo assim, em dois anos, a ampliação de desempregados será de quase 40 milhões de pessoas. O estrago só será arrumado no início de 2014 nos países ricos.

Na Europa, 6,1 milhões de empregos foram perdidos desde março de 2008. Nos Estados Unidos, 8,1 milhões foram demitidas desde dezembro de 2007 e a taxa de desemprego passou de 5,3% para 10,2%.

O apelo pela manutenção dos pacotes também é direcionada a Brasil, China e Índia. Juntos, cujas economias foram responsáveis pela metade dos novos desempregados no primeiro trimestre do ano. 

 

Fontes: Diap, Blog O outro lado da notícia, com agências

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.