ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
feed-image RSS
16/11/09

Controle social dos serviços públicos

Esse foi o título da última palestra realizada durante o seminário “Do serviço público que temos ao que queremos”, no dia 13 deste mês, na Capital paulista. O tema foi ministrado por Célia Chaves, presidente da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos), entidade filiada à CNTU.

Em sua preleção, ela apresentou conceitos utilizados para definir o que é controle social, entre os quais o de que “abrange não só a ideia de fiscalizar, mas se amplia para a interferência direta dos movimentos que participam de órgãos que podem propor novos rumos às políticas públicas”. E destacou sua importância ao interesse público.

Embora ainda não internalizada pela maioria da população e não funcione devidamente ou inexista em vários setores no País, a participação democrática está presente em diversos artigos da Constituição Federal, como apontou Chaves. Um dos meios de tornar o controle social efetivo tem sido a formação de conselhos oriundos dos processos de conferências em distintas áreas do serviço público, observou a presidente da Fenafar. Tais iniciativas, complementou, intensificaram-se no País nos últimos cinco anos. 

“De 2003 a 2008, mais de 3,4 milhões de brasileiros participaram de alguma etapa.” Reconhecendo esse avanço, ela ponderou, contudo, que há ainda grandes desafios a enfrentar. E concluiu: “Temos que trabalhar em conjunto para que o serviço público se dê da forma como o usuário merece, como um direito do cidadão.”



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.