ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
23/06/15

Uma Telebras forte e transparente

O papel da Telebras na universalização do acesso à banda larga foi o mote central da reunião entre as entidades da Campanha Banda Larga é um Direito Seu e o novo presidente da Telebras, Jorge Bittar.

23062015-125414-bannerfibra23062015-125414-bannerfibra

O papel da Telebras na universalização do acesso à banda larga foi o mote central da reunião entre as entidades da Campanha Banda Larga é um Direito Seu e o novo presidente da Telebras, Jorge Bittar. A reunião ocorreu no dia 12 de junho, na sede do Clube de Engenharia, no Rio.

Ao contextualizar a recriação da Telebras, em 2010, Bittar resumiu o papel que a empresa vem desempenhando desde então: complementar às outras operadoras no atacado, parceira dos provedores de internet e reguladora do mercado. Essa atuação resultou, de imediato, segundo ele, numa redução de cerca de 50% nos preços dos serviços de banda larga no atacado.

Em relação ao tema que levou as entidades a pedirem a reunião, Bittar acredita que a Telebras terá protagonismo no provimento de recursos físicos do Banda Larga para Todos, pois a empresa é um dos três pilares do programa. Os outros dois são os leilões reversos e a revisão dos contratos de concessão. Conforme ele, a rede da Telebras já tem 21 mil km de extensão e vai crescer com a parceria com a Eletrobras na utilização da rede de fibras óticas das operadoras elétricas ligadas à estatal. Além disso, nas compras de equipamentos e sistemas, a Telebras vem, e vai, continuar privilegiando a indústria nacional, como determina a legislação vigente.

Bittar esclareceu que a Telebras está envolvida em dois grandes projetos: o da construção do satélite brasileiro e o do cabo submarino ligando o Brasil à Europa.
O satélite vai permitir a prestação de serviços de banda larga às Forças Armadas e em regiões menos acessíveis. O centro de operações da Telebras/Forças Armadas será na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Segundo Bittar, o preço das estações Vsat, de recepção por satélite, já está competitivo para atendimento de localidades não alcançadas pelas fibras. O lançamento do satélite e o início da operação estão previstos para 2017, sob a coordenação da Visiona, empresa de cooperação entre a Embraer e a Telebras.

O novo cabo submarino ligará Fortaleza a Portugal e servirá para atender ao tráfego internet para a Europa, uma vez que o atual cabo já está saturado.
Um dos pontos centrais para Bittar é melhorar a atuação comercial da Telebras para atendimento principalmente dos órgãos governamentais. A ideia é de que a Telebras vá ao encontro dos clientes, e não apenas espere ser contatada. Deve atuar junto aos provedores de internet, estimulando a demanda e oferecendo recursos de backhaul e backbone. Para isto, está em discussão a ideia da criação de um fundo garantidor para viabilizar os investimentos.

Ele se declarou favorável a uma maior participação da sociedade civil, tanto em relação ao Banda Larga para Todos como nas discussões dos caminhos a serem trilhados pelas comunicações nacionais. E se comprometeu a conversar com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, sobre esses pontos. Também assumiu o compromisso de dar maior transparência às ações da Telebras e abrir mais informações no site da empresa.

O Instituto Telecom acredita que uma maior aproximação da Anatel com o Minicom, a Telebras e a sociedade civil é muito importante para que a Telebras possa alcançar seus objetivos e ser um ator importante na construção de uma verdadeira Banda Larga para Todos. Para o Instituto Telecom, uma oferta adequada de banda larga passa pela utilização de uma rede pública, com preços justos, qualidade de serviço e definição de metas de universalização.

Instituto Telecom, Terça-feira, 16 de junho de 2015

iTelecom



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.