Virada Sustentável tem centenas de atrações em S. Paulo
Rede colaborativa de apoiadores e parceiros reúne informação sobre práticas sustentáveis. Tema desta 6º edição traz os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.
Começa nesta quinta-feira (25/8) a Virada Sustentável, festival de cultural, educação e arte que reúne música, teatro, dança, instalações, exposições, oficinas, palestras e debates sobre a sustentabilidade e seus diferentes aspectos. Mudanças climáticas, biodiversidade, alimentação saudável, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos e mobilidade urbana são alguns deles. Até domingo, ocorrerão centenas de atrações gratuitas em diversos pontos da cidade.
Depois de passar por Porto Alegre e Manaus, a edição deste ano traz como principal eixo temático os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial construída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de definir novos rumos para o desenvolvimento humano.
Entre os destaques de São Paulo, estão a programação especial no Parque do Ibirapuera, com instalações, teatro e atividades lúdicas para adultos e crianças, além
de palestras no Museu de Arte Moderna (MAM); uma rica programação nos CEUs e
Fábricas de Cultura da cidade, que inclui um intercâmbio entre artistas locais e estrangeiros do grafitti art com curadoria do artista Binho Ribeiro; um “Pimp My Carroça” especial com catadores de resíduos do artista Mundano; uma sessão de meditação coletiva no topo do edifício Martinelli, promovida pelo grupo Awaken Love; e bicicletadas na Av. Paulista e região com os grupos Bike Tour SP e Vá de Bike, entre outros.
Realizada em parceria com o poder público local, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil, a Virada Sustentável é um movimento sem fins lucrativos, que além de promover atrações gratuitas e abertas ao público, estimula e acolhe ações e eventos paralelos aderentes ao conteúdo proposto.
Funciona também como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimulando governos e empresas locais a adotarem soluções sustentáveis como na questão da mobilidade, com caminhada, uso mais frenquente da bicicleta e do transporte público.
A Virada Sustentável São Paulo teve sua primeira edição realizada em junho de 2011 e foi a inspiração para o modelo e a metodologia de crowdsourcing adotados nas “Viradas” em outras cidades.
Resultado de uma ampla rede colaborativa de apoiadores e parceiros, o evento tem como objetivo principal ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população a partir de uma abordagem lúdica, alegre e inspiradora dos diferentes temas da sustentabilidade (água, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, cultura de paz, segurança alimentar, erradicação da pobreza, etc.). Para isso, se guia pelos princípios internacionais presentes nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.
Possibilita importantes conexões e troca de experiências entre pessoas, organizações e movimentos que tenham o impacto social positivo como foco de atuação, reforçando as redes de transformação na cidade e o potencial de impacto dessas redes.
Para baixar a programação clique em: Programação Virada Sustentável 2013Você também pode acompanhar as novidades e ver a programação completa da Virada Sustentável no site oficial: www.viradasustentavel.com/ ou clique direto aqui.
Fonte: Site da Virada Sustentável