Conselheiro da CNTU lança o livro “Ferrovias”
Na obra, José Manoel Ferreira Gonçalves faz uma análise sobre as causas que levaram ao desmanche e abandono do modal no País.
O conselheiro da CNTU, José Manoel Ferreira Gonçalves, lançou, em 31 de agosto último, em Curitiba (PR), o livro “Ferrovias”. O autor apresenta artigos e documentos relativos ao transporte sobre trilhos, seja de cargas ou de pessoas. Faz uma ampla análise das causas que resultaram no estado de abandono do modal no País. Dono de um currículo acadêmico ímpar, para compor o livro, bem como para liderar o movimento ferroviarista nacional, Gonçalves vale de sua formação como engenheiro, advogado, jornalista e cientista político. Concatenadas, essas formações contribuem sobremaneira para uma visão ampla e realmente especializada. Além de outras cinco especializações em nível de pós-graduação, o autor é Mestre e Doutor em engenharia, sendo o mestrado direcionado à intermodalidade e o doutorado centrado nas ferrovias.
O autor preside a FerroFrente, entidade que promove estudos e lidera ações junto aos três poderes constituídos no sentido de devolver à nação brasileira o direito de usar o meio de transporte mais eficiente, menos oneroso, mais seguro e menos poluente que o homem inventou: o trem. Não menos importante para o País é o transporte de cargas sobre trilhos, uma vez que baixa o custo dos alimentos e aumenta sobremaneira a competitividade de nossos produtos no exterior.
Gonçalves trata da história ferroviária no nosso País, sob o prisma técnico, político e ambiental, percorrendo aspectos mais complexos que são de interesse público. De forma simples, apresenta possíveis soluções e alternativas para que o caos no setor seja enfrentado de forma estruturante. “Foi muito interessante aceitar o desafio que me foi proposto pelo meu amigo e editor, Salvio Luiz Nienkotter, de reportar, como numa série de reportagens, em artigos articulados entre si, os principais fatos da triste realidade do setor no Brasil, de forma bem acessível e prática, traduzindo os detalhes mais intrincados e muitas vezes ocultos, de forma clara e transparente, para que a opinião pública possa formar assim sua própria convicção e militar pela causa."
“Ferrovias” é uma publicação da Kotter Editorial, tem 292 páginas e custa R$ 29,90. Mais informações e como adquirir o livro aqui.
Leia também