ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
15/09/16

Assembleia Geral da FIO debate políticas e ações estratégicas

Durante encontro, odontologistas debatem, entre outros temas, Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) e a realização da Conferência Nacional de Saúde Bucal. Atividades são estratégicas para o fortalecimento da categoria.

Odontologistas se reúnem em assembleia, em Aracaju/Foto: divulgação FIOOdontologistas se reúnem em assembleia, em Aracaju/Foto: divulgação FIO

No primeiro dia (quarta, 14/9) da Plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), que acontece em Aracaju-SE, até esta quinta-feira (15/9), os representantes dos sindicatos filiados discutiram a situação atual da saúde bucal dos brasileiros. Na pauta, convênios e credenciamentos, a preocupante situação política do País, a tramitação dos projetos de interesse da odontologia no Congresso Nacional, eleições nos sindicatos, entre outros assuntos.

Durante a reunião, o presidente da FIO, José Campos Sobrinho, informou que será agendada em breve uma reunião com a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O presidente apresentou uma proposta de pauta com 16 itens, solicitando aos presentes que sugerissem assuntos de interesse dos sindicatos para incluir na pauta da reunião. A edição de portaria regulamentando a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) e a realização da Conferência Nacional de Saúde Bucal estão entre os assuntos pautados.

O Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (Cisb), José Arnaldo Diniz, presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF), e diretor da FIO, apresentou os temas que serão tratados na próxima reunião da comissão, que acontecerá em Brasília, nos dias 13 e 14 de outubro. Entre os assuntos mais importantes está a apresentação das Diretrizes da PNSB e seus componentes (GSBucal) e da proposta de Planejamento das Ações da Cisb; o PL da PNSB como Política de Estado; propor a elaboração da Portaria da PNSB; produzir uma cartilha direcionada aos gestores do SUS em estados e municípios com esclarecimentos sobre a PNSB e as oportunidades apresentadas pela política para implantação das redes de atenção em saúde bucal como direito de cidadania; propor ao pleno recomendações e moções de apoio aos PLs de interesse da saúde bucal do povo brasileiro e do SUS.

O diretor José Carrijo informou que a FIO planeja realizar um curso de formação sindical amplo, abrangendo desde a temática política até a gestão sindical para os seus filiados. O curso terá módulos a distância e um dia de aula presencial, ao final do curso. Carrijo destacou que é importante adquirir conhecimentos sobre a atividade sindical não só para os dirigentes sindicais antigos quanto para os novos e, principalmente, para quem pretende ingressar num sindicato.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais (Somge), Eduardo Gomide, fez um apanhado da situação dos projetos de interesse da categoria em tramitação no Congresso Nacional, alertando sobre o perigo que o PLP 257/2016 representa para os trabalhadores, principalmente os funcionários públicos, como também a PEC 241/2016, que institui um novo regime fiscal e tenta inserir na Constituição Federal a perda de direitos de trabalhadores.
Os debates, discussões e apresentações continuaram até às 19h, quando se encerraram as atividades do primeiro dia.


Comunicação CNTU
Com informações da FIO



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

25/10/2019
Dia do Odontologista
11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.