ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
09/11/16

Aplicativo permite avaliar qualidade do transporte

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a versão final do aplicativo MoveCidade, disponível para Android e que permite que usuário avalie trens, metrôs e ônibus da capital paulista. Ideia será ampliada para outras capitais.

Imagem: Divulgação IdecImagem: Divulgação Idec

O MoveCidade, lançado na segunda-feira (7/11), é gratuito e possibilita que usuários avaliem e comparem as viagens realizadas nos ônibus municipais, intermunicipais, metrô, CPTM e ciclovias; além das estações de bicicletas compartilhadas.
 
Segundo Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec, “por meio do aplicativo, o Instituto pretende estimular que as pessoas opinem mais sobre os serviços de transporte. Numa visão de fortalecimento, a sociedade civil poderá se mobilizar e lutar por melhorias”. E acrescenta, “haverá, por exemplo, um ranking das melhores e piores linhas de ônibus, e também será possível comparar duas delas à sua escolha, assim como nos outros meios de transporte”.
 
De acordo com um levantamento realizado em março deste ano pelo Instituto, em parceria com o Data Popular, 89% dos consumidores já tiveram problemas com o transporte público, mas apenas 25% reclamam quando não estão satisfeitos com o serviço.
 
Com os dados coletados pelo MoveCidade, o Instituto criará um banco de dados e as informações serão  encaminhadas às empresas prestadoras dos serviços e as autoridades responsáveis, como forma de pressão e reivindicação dos cidadãos.
 
Fruto de uma parceria do Idec com o Instituto Clima e Sociedade e o Laboratório de Experimentação Digital (LED), o aplicativo está em fase de testes desde setembro e, até 2017, outras capitais serão acrescentadas permitindo comparações entre as localidades.
 
A previsão é que ainda em novembro as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG) também possam avaliar os seus transportes públicos por meio do aplicativo.
 
O passo a passo para baixar o aplicativo MoveCidade está disponível no link: http://movecidade.org.br/blog/baixe-o-app-movecidade


Fonte: Idec



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.