Caminhada celebra Dia do Farmacêutico
Em 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Conforme informação da federação da categoria, a Fenafar, na Paraíba vai ter a “Caminhada Farmacêutica 2018”.
Segundo o sindicato do estado paraibano (Sifep), a atividade, que está na sétima edição, atrai grande número de profissionais e da população. As caminhadas são realizadas sempre na orla de João Pessoa, praia de Cabo Branco, com panfletagem sobre saúde.
Em um momento de retirada de direitos trabalhistas, a retomada da “Caminhada Farmacêutica” tem por objetivo ampliar o reconhecimento da importância da profissão farmacêutica perante à população, assim como também destacar as ações do Sifep em prol da categoria e do cidadão em geral.
Em entrevista à CNTU, Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Fenafar, descreve a importância do farmacêutico na promoção da saúde da população: “É um profissional essencial para a garantia da saúde. Atualmente, sofremos uma crise sanitária muito grave, causada por um mosquito que trouxe a febre chikungunya, o zika vírus, além da dengue e febre amarela. É o profissional farmacêutico quem faz o diagnostico laboratorial, que reúne ciência e conhecimento. No entanto, ainda [o farmacêutico] é invisibilizado nessas ações. Estamos muito distante do reconhecimento efetivo tanto de remuneração, quanto nas próprias equipes de saúde. Ainda há muito a ser conquistado. É preciso que a sociedade enxergue o seu papel na sociedade.”
As principais bandeiras da categoria relacionadas, à época, pelo dirigente, ainda continuam atuais: “A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), do farmacêutico como um profissional de saúde, da farmácia como estabelecimento de saúde e do medicamento como um insumo essencial garantidor do direito à saúde.”
>> Leia a entrevista, na íntegra, aqui
Origem da data
A ideia para criar uma data que celebrasse os profissionais de Farmácia começou com o farmacêutico Oto Serpa Grandado que, em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos, questionou os colegas o motivo pelo qual não existia um dia especial para comemorar a profissão, já que todas as outras profissões tinham uma data comemorativa.
Porém, apenas em 23 de janeiro de 2007, através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, o Conselho Federal de Farmácia reconheceu o Dia do Farmacêutico.
A escolha da data decorre do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, que surgiu em 1916.
Comunicação CNTU
Com informações da Fenafar
Leia também