III Cobrapo mobiliza odontologistas em Natal
Além da troca de experiências e debate de políticas públicas para a saúde bucal, congressistas participam de ação social em hospital infantil e distribuem produtos arrecadados em caminhada. Murilo Pinheiro falou da campanha da CNTU, pela saúde bucal.
Terminou sábado (8), em Natal (RN), o III Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (III Cobrapo), promovido pela Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) em parceria com os Sindicatos dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (Soern) e de Minas Gerais (Somge).
Aberto dia 6, o encontro foi marcado por experiências exitosas em saúde bucal apresentadas por equipes municipais de saúde bucal, auxiliando cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal e em prótese dentária, e gestores de serviços de saúde público e privado, a aperfeiçoarem práticas e ampliar o atendimento básico à população.
Na abertura (6), o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, falou aos congressistas manifestando o apoio e compromisso da confederação com a defesa de políticas para a promoção da saúde bucal no país. O assunto é um dos temas prioritários da campanha "Brasil Inteligente", da CNTU, que defende o direito de todos os brasileiros à saúde bucal e de acesso aos serviços odontológicos de qualidade.`com atenção especial à uma parcela da população idosa que depende da oferta de uma prótese dentária para uma terceira dentição, considerada crucial para a alimentação adequada, para a saúde e para a auto-estima.
No Congresso, os profissionais discutiram a valorização da Estratégia de Saúde da Família da Equipe de Saúde Bucal e suas interfaces na prática e gestão.Um painel sobre “Atenção Primária na Saúde Bucal Indígena”, foi organizado para tratar das especificidades do programa da saúde indígena, do Ministério da Saúde. Além disso, a manhã de quinta-feira incluiu ação social no Hospital Infantil Varela Santiago, onde cirurgiões-dentistas realizaram escovação bucal supervisionada aos pacientes internados e orientaram sobre cuidados bucais às crianças e seus acompanhantes. Como parte da ação social, os participantes do Congresso distribuíram 100 pacotes de fraldas descartáveis e latas de leite que foram arrecadadas durante a caminhada em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado no dia 25 de outubro.
Redação CNTU
+ Notícias