Social media:   fb  twitter  yt  slideshare
 ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
feed-image RSS
16/03/18

FIO realiza plenária em São Paulo

O presidente da Federação Interestadual dos Odontoligistas (FIO), José Carrijo Brom, abre a plenária da entidade, em São Paulo, com análise da conjuntura política no País.

Divulgação FIO 2018Divulgação FIO 2018

Os odontologista realizaram na quinta (15/3) e na sexta-feira (16) a Plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), no centro da capital paulista. A primeira atividade foi uma palestra do presidente da FIO sobre conjuntura política e informações sobre o Conselho Nacional de Saúde, o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde e a Comissão Intersetorial de Saúde Bucal.

A diretora da FIO, Juliane Maciel, presidente do Sinodonto-MT, falou durante a plenária sobre a pauta conjunta da FIO e FNO, junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Uma pauta conjunta foi construída requerendo a gestão do Conass junto ao Conasems e ao Ministério da Saúde para promover a reorganização da Política Nacional de Atenção em Saúde Bucal, ouvindo a Comissão de Saúde Bucal do Conselho Nacional de Saúde, a FNO e a FIO. Em reunião no mês de fevereiro a pauta conjunta foi entregue ao presidente do Conass.

Outra diretora da FIO, Gina Duarte Vieira, vice-presidente do Sinodonto-ES, sugeriu durante a plenária que as entidades dos trabalhadores ligadas à saúde promovam uma ação para combater a intenção clara do governo federal e dos governos municipais e estaduais em enfraquecer os conselhos da área de saúde. Gina afirmou que vem percebendo que as ações antidemocráticas dos governos visam extinguir o controle social representado por esses conselhos.

A plenária continuou ao longo desta sexta (16). Durante a manhã, o professor Paulo Capel Narvai, da Universidade de São Paulo (USP), realizou uma palestra com o tema "Carreira de Estado no SUS". Graduado em Odontologia, Capel é mestre e doutor em saúde pública e foi um dos fundadores da FIO. Ele fez um apanhado dos problemas por que passa o SUS atualmente, como o subfinanciamento da saúde pública e a postura hostil do ministro da Saúde com relação à manutenção do sistema, que em 2018 completa 30 anos.

Justiça
A plenária da FIO aprovou, por unanimidade, ao final do primeiro dia de atividades, uma ação judicial da relação entre os cirurgiões dentistas prestadores das empresas de convênios/planos de saúde, no que se refere ao reajuste do valor anual das tabelas de honorários de procedimentos pagos por essas empresas. A FIO exigirá, judicialmente, o cumprimento da lei 13.003/2014 e as Resoluções Normativas 363 e 364/2014, que determinam e regulamentaram que esses reajustes, em caso de não haver negociações anuais, devam ter como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


Comunicação CNTU
Com informações da FIO



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.