ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
18/05/18

Desenvolvimento, saúde e C,T&I em debate

Os temas serão abordados no próximo dia 29 de maio, no Rio de Janeiro, durante seminário que marcará os 118 anos da Fiocruz.

 

 

Divulgação

No próximo 29 de maio a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) promovem o seminário “Direito ao desenvolvimento, à saúde e à ciência, tecnologia e inovação”. O evento acontecerá das 9h às 17h, na Fundação Oswaldo Cruz, Manguinhos, Rio de Janeiro. A iniciativa, que marca os 118 anos da Fiocruz, é preparatória para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e constitui um dos oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série “Políticas públicas para o Brasil que queremos” na comemoração de seus 70 anos.

No encontro serão abordados “Direito ao desenvolvimento e à saúde” e “Pesquisa e inovação em saúde” em palestras que serão proferidas, respectivamente, pelo professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luiz Gonzaga Belluzzo e por Reinaldo Guimarães, pesquisador do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A parte da tarde será dedicada à discussão dos temas em grupos de trabalho.

As relações entre a pesquisa e o campo da saúde coletiva estarão em pauta na apresentação de Guimarães. “Pretendo reivindicar uma compreensão adequada sobre a identidade do setor da pesquisa em saúde, capaz de reforçar seu caráter interdisciplinar e o seu papel na imposição da intersetorialidade no Sistema Único de Saúde. Exporei o que entendo como os principais desafios para uma política de pesquisa para a saúde no Brasil”, adianta ele.

Como debatedores estão Stevens Rehen​, ​neurocientista brasileiro, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ; ​Celina Turchi, pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fiocruz​ Pernambuco;​ Carlos Gadelha, pesquisador e professor, responsável pela Coordenação das Ações de Prospecção da Fiocruz; e Lígia Bahia, pesquisadora e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e membro da Comissão de Política da Abrasco.

Na visão dessa última, o seminário será um preâmbulo. “Precisamos refletir e propor alternativas sobre o direito à saúde e ao desenvolvimento no mundo e no Brasil contemporâneos. No contexto de ameaças aos direitos sociais e humanos, pretendemos duplicar nossos esforços: resistir às políticas de austeridade e simultaneamente avançar proposições de expansão da cidadania. Sabemos que estamos diante de imensos obstáculos estruturais e conjunturais, mas temos plena consciência de quem somos. Estivemos à frente da batalha pelos direitos de seguridade social na Constituição de 1988, por isso nos tornamos aqueles e aquelas que poderão renovar e ampliar compromissos à defesa e efetivação de políticas ambientais, identitárias e igualitárias”, ressalta.

Gadelha chama a atenção para o dia 29 como um marco à concepção de propostas para um projeto nacional que considere o desenvolvimento, a saúde, a pesquisa e a inovação como direitos essenciais na sociedade contemporânea. “Reafirmaremos a perspectiva política de que a C T & I e a saúde devem fazer parte de uma estratégia nacional que seja dinâmica, soberana e democrática. A ruptura com paradigmas tradicionais apresenta-se como uma necessidade para nortear as ações do presente e a retomada das energias por nossa sociedade na luta pelo desenvolvimento e a democracia”, conclui.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.