ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
07/06/18

Centrais lançam agenda de propostas prioritárias da classe trabalhadora

O documento aponta os desafios do movimento sindical para enfrentar as reformas propostas pelo governo Temer. O próximo passo das centrais é entregar a agenda aos candidatos a presidente da República.

 

Um programa unificado com 22 propostas para o desenvolvimento do Brasil foi lançado nesta quarta-feira (6/6), em evento na sede do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Trata-se da “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, documento elaborado pelas centrais sindicais (Central Única dos Trabalhadores - CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores - UGT, Nova Central, Central dos Sindicatos Brasileiros - CSB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e Central da Classe Trabalhadora – Intersindical), em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Na plenária de lançamento, dirigentes de diversas categoriais profissionais acompanharam a leitura do manifesto feita pelo diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. “Essa Agenda sintetiza a plataforma da Conclat de 2010 e mostra que a classe trabalhadora quer ter protagonismo na vida econômica e política do Brasil”, disse Ganz Lúcio.


Na agenda, estão propostas de medidas de combate ao desemprego e ao subemprego crescentes com a criação de frentes de trabalho, com atenção especial para os jovens; a retomada das obras de infraestrutura; e a implementação de políticas de amparo aos desempregados, com o aumento das parcelas do seguro-desemprego, vale-transporte para o desempregado, vale-gás e subsídio de energia elétrica, entre outras.


“Basicamente, a agenda, que é prioritária e também unitária, procura colocar o movimento sindical na conjuntura das eleições de outubro”, ressalta o consultor sindical João Guilherme Vargas Netto. O tripé que resume essencialmente o documento, ele afirma, se dá em unidade, resistência e desenvolvimento.

 

 

 

 

Comunicação CNTU com informações da Agência Sindical.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.