ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed
feed-image RSS
07/11/18

Em defesa do Ministério do Trabalho

Ao contrário do que propugna a CNTU e o movimento sindical como um todo, o Governo Bolsonaro pretende extinguir a pasta, e não fortalecê-la.

 

Um recado desanimador para os trabalhadores foi a ausência, entre os nomes que se encarregam da transição governamental, de colaboradores ligados ao mundo do trabalho.

O tema que agora ocupa a imprensa é das alternativas para gestão da área, após a extinção do Ministério do Trabalho. Fatiar a pasta entre ministérios da Economia, da Indústria, ligar tudo à Presidência, outros órgãos fiscais?

A CNTU e o movimento sindical como um todo há tempos vêm alertando para a necessidade de fortalecimento da pasta, que perdera seu protagonismo histórico, enquanto a reforma trabalhista e o assalto aos direitos avançavam no Congresso. Ao contrário do que propugnam as entidades, agora, o novo governo pretende fazer com que as relações com o mundo do trabalho, temas sindicais e direitos trabalhistas desapareçam no emaranhado das funções distribuídas do governo, dificultando a luta dos trabalhadores e seus canais de interlocução.

 O próprio Ministério do Trabalho, ao anunciar a celebração dos seus 88 anos de existência, em  26 de novembro, soltou uma nota no final da manhã desta terça-feira (6) em defesa de sua permanência.  

A mensagem destaca que o órgão foi  "criado com o espírito revolucionário de harmonizar as relações entre capital e trabalho em favor do progresso do Brasil" e que "se mantém desde sempre como a casa materna dos maiores anseios da classe trabalhadora e do empresariado moderno, que, unidos, buscam o melhor para todos os brasileiros”.

Alertando que  "o futuro do trabalho e suas múltiplas e complexas relações precisam de um ambiente institucional adequado para a sua compatibilização produtiva", o Ministério assegura ter recebido "profundas melhorias nos últimos meses" e que é "seguramente capaz de coordenar as forças produtivas no melhor caminho a ser trilhado pela Nação Brasileira, na efetivação do comando constitucional de buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros".

 

 

Comunicação FNE

 


+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.