ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
03/12/19

FNE promove seminários sobre Engenharia de Manutenção por todo o País

A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) tem levado a diversos estados brasileiros o debate sobre Engenharia de Manutenção, a partir do Projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento.

 

Na semana passada Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) receberam , nos dias 28 e 29 de novembro, respectivamente, o "Seminário Cresce Brasil - Engenharia de Manutenção" novo tema abordado pelo projeto da Federação. Ao longo dos anos, o Cresce Brasil tratou de temas como PAC, Regiões Metropolitanas, Superação da Crise, Copa 2014, recuperação da Indústria, cidades e, neste ano, com foco na retomada da Engenharia Nacional, lançou a edição temática Engenharia de Manutenção. Trata-se de uma resposta às sucessivas crises provocadas a partir de episódios como o rompimento de barragens, queda de viadutos e prédios, entre outros.

Lançado em 2006 pela FNE e os sindicatos a ela filiados, o projeto nasceu como uma contribuição da categoria a um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social, fruto de debates realizados com milhares de profissionais em todo o País.

Em Forianópolis, a atividade, que teve parceria do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC) foi dedicada à discutir estratégias para assegurar conservação e manutenção das grandes obras de infraestrutura nas cidades daquele estado. Um dos pontos citados no evento foi a proposta de criação, nas várias instâncias de governo no País, de órgãos técnicos especializados fundamentais para que desastres que tem sido noticiados com quedas de pontes, viadutos e estouro de barragens não mais ocorram.

Na capital gaúcha, o seminário se mostrou ser mais um evento de sucesso, comprovado pela lotação máxima do Auditório SENGE, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS), e pelas centenas de visualizações da transmissão ao vivo pelas redes sociais. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Senge-RS, Alexandre Mendes Wollmann, do presidente da FNE, Murilo Pinheiro, da vice-presidente e presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Alice Helena Scholl, do presidente da Mútua, Paulo Guimarães e da coordenadora do Núcleo Jovem Engenheiro da FNE, Marcellie Dessimoni, que também participou do evento em Florianópolis.

Amapá

Paulo Guimarães também esteve na capital catarinense, bem como nos demais seminiários pelo País. Como em Macapá, na quinta-feira (21/11), no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP), quando defendeu maior aproximação entre as entidades representativas das engenharias e as instituições de ensino superior, o que  pode ser fundamental para "oxigenar o sistema" e sedimentar a ideia de unificação em torno de uma projeto macro, que é o Cresce Brasil. Para as mudança necessárias, prosseguiu Guimarães, é preciso comprometimento de todos.

Dessimoni, que abriu o seminário em Macapá, enfatizou o protagonismo da Federação na retomada da engenharia brasileira: "A FNE vem levantando esse debate em diversos Estados, apresentando a engenharia de manutenção como instrumento de promoção do bem estar comum a ser levado à sério pelos gestores públicos." A juventude, segundo ela, é um dos segmentos que vem demandando essa discussão em outras cidades.

Com informações da FNE



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

Sem eventos
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.