Balanço do primeiro ano do governo Jair Bolsonaro
A análise, com 13 páginas, trata-se de um resumo dos temas que mais tiveram destaque em 2019 e impactaram o País e o mundo.
A Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais divulgou seu balanço político sobre o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro. Com 13 páginas, trata-se de um resumo dos temas que mais tiveram destaque em 2019 e impactaram o País e o mundo.
Como lembra o documento, o primeiro ano de um governo é definido por ser o período "honeymoon" (de lua de mel, em uma tradução livre), momento em que o presidente está com um alto nível de capital político após uma vitória eleitoral, e, hipoteticamente, possuiria maior facilidade para aprovar as pautas de sua agenda.
"No entanto, ao analisar o primeiro ano do governo do Presidente Jair Bolsonaro, é notável que mesmo o início de uma presidência pode decorrer com significantes percalços e crises em nível nacional e internacional, seja pela forma como o chefe do Executivo e sua equipe se relacionam entre si e com os representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, gerando atritos internos ao sistema político, ou por questões macroestruturais que afetam o país, a exemplo de problemas econômicos", diz um trecho do relatório.
Na visão geral e atuação do Congresso, num balanço da produção legislativa, o documento mostra que foram aprovados 213 proposições, considerando-se projetos de lei, projetos de lei complementar, propostas de emenda à constituição e medidas provisórias.
Acesse o documento em pdf clicando aqui.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil.
Leia mais:
+ Notícias