FIO define primeiras ações de 2020
Na última reunião do ano de 2019, ocorrida no mês de dezembro, em São Paulo (SP), a diretoria da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) aprovou as principais ações para 2020.
Os odontologistas se reuniram na capital paulista, no dia 19 de dezembro do ano passado, para avaliar as diversas questões que afetam à área da saúde bucal no País neste momento, assim como as demandas históricas da categoria. Entre elas estão: representação na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), abertura de novos cursos e mudança no financiamento das equipes de saúde bucal. As medidas foram anunciadas no início deste ano pela federação.
Agência Nacional de Saúde Suplementar
A Federação decidiu buscar a intermediação da Procuradoria-Geral da República a fim de que os trabalhadores da área de saúde bucal passem a ter representação sindical na ANS, tendo em vista que a Agência, até o presente momento, não atendeu a solicitação para incorporar as entidades sindicais da Odontologia nos seus espaços de negociação e decisão.
A intenção é conversar também com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), com o Ministério Público Federal e outros órgãos que possam auxiliar nessa luta, uma vez que áreas da saúde como a medicina e a fisioterapia, por exemplo, contam com representantes sindicais na ANS.
Formação profissional
A diretoria da Federação está solicitando ao Ministério da Educação audiência para tratar da formação profissional e da abertura de novos cursos de Odontologia em todo o País. É sabido que a criação indiscriminada de cursos, como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, compromete seriamente a qualidade do ensino e a inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho.
Financiamento
Já com o Ministério da Saúde, a FIO pretende tratar sobre a destinação dos recursos financeiros para as equipes de saúde bucal, uma vez que o órgão está promovendo mudanças na forma de financiamento dos serviços do SUS. Reuniões estão sendo solicitadas pela Federação ao ministro da Saúde e à Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
Fonte: FIO