Série de TV aborda vida e obra dos quatro principais artistas modernistas brasileiros
A estreia, na última quarta (13/5), falou sobre Tarsila do Amaral.
A TV Cultura deu início na última quarta-feira (13/5) à série Modernistas. A produção original, dirigida pelo cineasta Ricardo Elias, apresenta um dos movimentos mais importantes da cultura brasileira, o Modernismo. Quatro documentários inéditos relatam a vida e a obra dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.
Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Sobre o projeto, Ricardo Elias diz: “O documentário busca um olhar intimista e pessoal dos personagens, mesclando depoimentos de autoridades no assunto com parentes próximos. A ideia é atualizar as figuras dos modernistas, destacando não só o seu legado, mas a influência que exercem até hoje".
Nas próximas quartas-feiras (20 e 27/5 e 3/6), vão ao ar, sempre às 22h45, a vida e obra de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret, respectivamente.
Primeiro episódio: Tarsila
Conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila conhecida como Tarsilinha, a edição destacou a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), em 2018, com uma exposição exclusiva Inventing Modern Art in Brazil, que a expôs para o mercado internacional.
O episódio destacou também o sucesso da exposição Tarsila Popular, em 2019, no Masp, em São Paulo, que contou com a visitação de 402 mil pessoas – recorde de público. E o caráter didático das suas obras, já que a pintora é uma das primeiras artistas a serem apresentadas para as crianças.
Uma curiosidade a destacar é que a edição teve um dos únicos registros em vídeo de Tarsila, feito em 1972, e que pertence ao acervo da TV Cultura. A atriz Victoria Blat, que atuou na série Dois Irmãos da Rede Globo, interpreta em alguns momentos a pintora.
Fonte e imagem: Portal da TV Cultura.
Leia mais:
+ Notícias