ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
15/05/20

Série de TV aborda vida e obra dos quatro principais artistas modernistas brasileiros

A estreia, na última quarta (13/5), falou sobre Tarsila do Amaral.

 

 

A TV Cultura deu início na última quarta-feira (13/5) à série Modernistas. A produção original, dirigida pelo cineasta Ricardo Elias, apresenta um dos movimentos mais importantes da cultura brasileira, o Modernismo. Quatro documentários inéditos relatam a vida e a obra dos principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret.

 

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Sobre o projeto, Ricardo Elias diz: “O documentário busca um olhar intimista e pessoal dos personagens, mesclando depoimentos de autoridades no assunto com parentes próximos. A ideia é atualizar as figuras dos modernistas, destacando não só o seu legado, mas a influência que exercem até hoje".

 

Nas próximas quartas-feiras (20 e 27/5 e 3/6), vão ao ar, sempre às 22h45, a vida e obra de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret, respectivamente.

 

Primeiro episódio: Tarsila

Conduzido pela sobrinha-neta de Tarsila conhecida como Tarsilinha, a edição destacou a carreira artística da pintora até seu recente sucesso no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), em 2018, com uma exposição exclusiva Inventing Modern Art in Brazil, que a expôs para o mercado internacional.

 

O episódio destacou também o sucesso da exposição Tarsila Popular, em 2019, no Masp, em São Paulo, que contou com a visitação de 402 mil pessoas – recorde de público. E o caráter didático das suas obras, já que a pintora é uma das primeiras artistas a serem apresentadas para as crianças.

 

Uma curiosidade a destacar é que a edição teve um dos únicos registros em vídeo de Tarsila, feito em 1972, e que pertence ao acervo da TV Cultura. A atriz Victoria Blat, que atuou na série Dois Irmãos da Rede Globo, interpreta em alguns momentos a pintora.

 

 

 

 

Fonte e imagem: Portal da TV Cultura. 

 

 

 

Leia mais:

 

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.