ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
26/11/20

Zaida Diniz deixa saudades e legado imenso de realizações e companheirismo

Faleceu ontem (25/11), em Recife, a nutricionista Zaida Diniz, que integrava a diretoria da CNTU desde a sua criação em 2006, tendo ocupado diversos cargos e dado imensa contribuição à construção e fortalecimento da entidade. Aos 85 anos, a dirigente, que havia contraído Covid-19, sofreu um infarto e não resistiu. Deixa cinco filhos, muitos netos e inúmeros amigos extremamente saudosos.

“Zaida foi sempre uma inspiração para todos nós e teve papel fundamental na fundação da CNTU e no enfrentamento das diversas batalhas pela nossa entidade, para a qual muito colaborou depois de já ter alcançado muitas conquistas para a categoria dos nutricionistas”, declarou o presidente da confederação, Murilo Pinheiro. “Sempre disposta a enfrentar os desafios com coragem e de forma otimista, com a gentileza e a generosidade que eram sua marca inconfundível, Zaida fará muita falta certamente”, completa ele.


A admiração do presidente da CNTU reflete uma profícua carreira como profissional e dirigente sindical, que teve inclusive o impacto de abrir caminho às mulheres e influenciar gerações que se seguiram a ela. Zaida pertenceu à primeira turma do curso de Nutrição do Instituto de Fisiologia e Nutrição, da Universidade Federal de Pernambuco, concluindo o curso em 1959. Teve que se impor duplamente: como nutricionista, uma profissão que começava a surgir, e como mulher numa época em que a maioria estava restrita aos espaços domésticos. 


Ao longo de décadas de atuação, Zaida teve papel central na criação de diversas entidades, como conselhos de classe, o sindicato dos Nutricionistas de Pernambuco, as duas federações da categoria e, claro da confederação. Atuou ainda como juíza classista no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e implantou sistemas de alimentação em diversas instituições públicas e privadas.

Em 2017, mais que merecidamente, foi agraciada com o prêmio Personalidade Profissional pela CNTU na categoria Nutrição.

 

Saiba mais sobre Zaida Diniz

==>Assista ao vídeo em comemoração ao 8 de março de 2018

 

==>Confira entrevista publicada em março de 2014 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Zaida Diniz coleciona realizações pelos nutricionistas

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.