Um prêmio às personalidades profissionais do ano
Comunicação SEESP
O 6º. Encontro Nacional da CNTU, realizado nesta quarta-feira (15/12), encerrou com chave de ouro. Ao final da tarde e início da noite foi entregue pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados o Prêmio Personalidade Profissional a cinco destaques do ano nas áreas congregadas pela entidade – Economia, Engenharia, Farmácia, Nutrição e Odontologia –, além de Interesse público. A transmissão ocorreu pelo canal do Youtube da CNTU.
Presidente da confederação e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro expressou gratidão aos homenageados, que “elegemos por unanimidade por sua contribuição em benefício dos brasileiros”. Também compuseram a mesa virtual os representantes das federações nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Santos, interestaduais dos Nutricionistas (Febran), Ernane Rosas; e dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom; além do diretor do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP) Waldir Gomes.
Os agraciados
Ao receber a homenagem na categoria Economia, Pedro Afonso Gomes, presidente do Sindecon-SP, destacou como objetivo de sua profissão a criação, construção e distribuição de riqueza. “Nossa formação superior não é um privilégio, mas uma responsabilidade [em prol do País e dos brasileiros].” Ele frisou sua trajetória na formação de profissionais peritos e na busca por agregar os economistas junto às entidades da área. “Somente unidos vamos criar um Brasil melhor. Por isso a CNTU é muito importante.”
Ao ser premiado em Engenharia, João Antonio Zuffo frisou a preocupação com os caminhos da sociedade. “A educação tem que ser uma cruzada no País.” Pioneiro na criação do circuito integrado brasileiro há 50 anos, ele destacou a velocidade da inovação tecnológica, que inclui Internet das Coisas e automação digital. Na sua avaliação, diante das transformações, é necessário um “programa de Estado de renda mínima de longo prazo e para todas as pessoas”.
Na categoria Farmácia, Gilda Almeida de Souza foi a agraciada. Ao afirmar que o prêmio não deveria ser creditado a ela, mas à ação coletiva pela melhoria das condições de trabalho, por saúde e de vida digna para toda a população, ela fez um chamado à luta: “Vamos seguir unidos em defesa da democracia, dos direitos, do SUS, da ciência, e construir um Brasil diferente, junto com a CNTU e nossas entidades!”
O reconhecimento na área de Nutrição coube a Eneo Alves da Silva Jr., que também considerou a homenagem como “fruto de um trabalho comunitário”. Dedicado à área de microbiologia aplicada e com grandes contribuições ao longo de sua trajetória profissional ao controle de higiene sanitário para garantia de alimento seguro e proteção de doenças, ele destacou a importância da educação e os avanços alcançados, resultado de muita dedicação.
A percepção de um prêmio decorrente de atuação coletiva também foi expressa por Ana Stella Haddad, agraciada em Odontologia. Destacando a importância de garantir à sociedade sáude pública de qualidade, ela frisou: “O que vejo aqui é um esforço sustentado, com coerência, firmeza de propósitos, compromisso ético e social. Fico muito honrada e feliz. Não poderia estar melhor acompanhada.”
Por fim, Nísia Trindade Lima, primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), recebeu o Prêmio Personalidade Profissional em Interesse público. Assim como seus colegas, sublinhou a fundamental “dimensão coletiva” da homenagem. “No meu caso, isso se aplica com muita força. A premiação tem a ver com o trabalho institucional e as respostas dadas diante de crise tão grave cujos impactos serão sentidos por muito tempo. Temos um trabalho de reconstrução pela frente. Precisamos pensar um projeto de futuro que fortaleça o SUS, a educação, a ciência e tecnologia.”
Clique aqui e conheça a trajetória dos homenageados em 2021.
Confira a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Profissional na íntegra:
+ Notícias