ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
22/01/18

Opinião – Brinde à Estupidez

Júlio Miragaya*

No artigo “Brinde ao empresariado”, o historiador Gabriel Tebaldi nos “brinda” com um texto medíocre, preconceituoso e que deve ser rebatido.

O autor inicia seu artigo afirmando que “Encampado pelo PT, o conto de fadas do século XIX diz que o patrão explora os trabalhadores”. Parece desconhecer que a fortuna dos 500 mais ricos empresários do planeta alcançou US$ 5,3 trilhões em 2017 e que existem 900 milhões de desnutridos no mundo, e tampouco sua limitada percepção permite ver relação entre uma coisa e outra.

Depois afirma que as micro e pequenas empresas do Brasil gastam mais de 30% de seu faturamento com impostos e diz que com gigantes, como o Walmart, não é diferente, mostrando profundo desconhecimento sobre a estrutura tributária do país, pois a maior parte deles são indiretos (ICMS, ISS, IPI), ou seja, quem paga são os consumidores.

Diz ainda que 58% dos empresários brasileiros são de baixa renda, trabalham mais de 10 horas/dia e não tiram férias. Ocorre que o autor cita dados do Sebrae, ou seja, de pesquisa feita com Microempreendedores Individuais (MEI) e micros e pequenos empresários, o que não inclui os grandes e tampouco a família Walton, dona do Walmart. Tachar o PT como inimigo das PMEs é ignorar os fatos, pois tanto o Simples Nacional, regime tributário que as favorece, criado pela Lei º 123/2006, quanto a instituição do MEI, se deram no Governo Lula. Quem as está prejudicando é o governo Temer, vetando o Refis das PMEs.

Fechando com “chave de lata”, o autor sugere que políticos e sindicatos desapareçam, demonstrando saudades da ditadura militar que assim procedeu. O problema não é o autor ser de direita ou despejar seus grotescos argumentos na internet – afinal, há milhares que assim o fazem. O triste é ele ser tomado como referência por algumas mentes incautas ou ávidas por argumentos, mesmo que toscos, contra seus “fantasmas”.


* Conselheiro do Conselho Federal de Economia

 

 

 

Leia também



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.