ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
01/11/19

85 dias para os 85 anos de fundação do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo

Pedro Afonso Gomes*

Prezados (as) Economistas,

Na noite de 11/01/1935, 34 dos recém-formados como primeiros Bacharéis em Ciências Econômicas no Estado de São Paulo, criaram o Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo.

Como previam e preveem as normas legais, não poderiam chamar tal entidade de “sindicato”, pois a prerrogativa era, apenas, das associações que tivessem reconhecido pelo Estado o seu caráter representativo de categoria profissional ou econômica.

Assim, deram-lhe o nome de Ordem dos Economistas de São Paulo, à moda da Ordem dos Advogados do Brasil, então recentemente criada.

Já em 27/05/1935, a primeira diretoria conseguiu o registro sindical e passou a denominar-se Sindicato Ordem dos Economistas do Estado de São Paulo.

A partir de 1941, seu nome passou a ser Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo.
Por sua vez, nossa co-irmã, a Ordem dos Economistas do Brasil foi fundada em 11/01/1946, para ser uma entidade cultural e acadêmica, o que o Sindicato, na época, não poderia ser.

Até a regulamentação da profissão de Economista, em 13/08/1951, o registro de Economistas era feito no
Sindecon-SP.

Segundo o Anuário Estatístico do Estado de São Paulo de 1946, ao final daquele ano existiam 498 Economistas em exercício nas terras paulistas.

Entre eles estavam os nossos dois mais antigos associados ainda vivos, os Economistas Cláudio Guidi (filiado desde 10/01/1946) e Marco Ferreira Batista (filiado desde 26/02/1946).

No total, são 10 os associados sobreviventes que são associados há mais de 70 anos, o que muito nos orgulha, pois valorizamos tanto os mais jovens quanto os menos jovens, cada qual com as suas riquezas.
Desde a instalação do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região, em 17/11/1953 e pelos seguintes 25 anos, quem escolhia os Conselheiros componentes do Plenário do Corecon-SP era a diretoria do Sindicato, até que sobreveio a eleição direta, vigente há mais de 40 anos.

Nas suas oito décadas e meia de história, o Sindecon-SP cumpriu suas funções, à medida das necessidades e condições de cada época.

No início, o desafio era fazer com que a sociedade e os empregadores soubessem distinguir entre Economistas e Contadores e o valor que vinha a ser agregado pela formação e habilidades dos primeiros, tanto ao Estado quanto à iniciativa privada.

Em seguida, o Sindecon-SP engajou-se nas grandes causas nacionalistas, que resultaram na instituição do salário-mínimo, no equilíbrio das relações de trabalho (CLT), na instalação da indústria de base (CSN), na substituição de importações pela indústria nacional, pela campanha “o petróleo é nosso”, no desenvolvimento de todas as regiões do país, etc.

Nos últimos anos, vem atuando fortemente na complementação e na atualização dos Economistas para os novos campos de trabalho profissional e na defesa das prerrogativas profissionais, em contato com centenas de entidades representativas dos tomadores de serviços da categoria.

Além disso, atua em favor da família do Economista, oferecendo mais de 400 convênios nas áreas de saúde, educação, lazer e diversas outras, tanto ao associado como aos seus familiares até o segundo grau de parentesco (cônjuge, filhos, netos, pais, avós e irmãos).

É como o mesmo ânimo daqueles 34 pioneiros que a atual Diretoria, não obstante as dificuldades do tempo atual, vem mantendo firme essa entidade, à altura que ela merece e sempre teve.

Saudações





* presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo. Artigo publicado em 22 de outubro nas redes sociais do Sindecon-SP



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.