ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
13/11/20

Artigo - São Paulo tem jeito?

Allen Habert

Na contramão da dispersão partidária natural nas eleições, a Agenda mínima “São Paulo Sua para uma cidade do bem viver” se propôs a ser o caule e as raízes que a cidade precisa implementar e conquistar na maior cidade do continente americano.

 

A chamada Agenda mínima, necessária e imprescindível é um Pacto pela Cidade formado por três áreas: o pacto pela vida, pelo trabalho e pela democracia dentro de uma cultura de paz. Lançada pela iniciativa denominada Conferência São Paulo Sua, pretendeu ativar o diálogo social com a sociedade e os candidatos a prefeito, vice e vereadores. (https://bit.ly/32a9W0Y)

Fruto da participação de 1.000 lideranças de 150 entidades e instituições durante um ano de debates de equipes de trabalho, seminários, encontros e plenárias, transformou-se num documento referencial da cidadania e da ideia de que São Paulo tem jeito. Realizou lives convidando os candidatos a prefeito e vice a apresentarem suas propostas e compromissos em relação às prioridades da Agenda mínima da São Paulo Sua. (www.saopaulosua.org.br)

 

Capa da Agenda mínima "São Paulo Sua para uma cidade do bem viver". 

A pandemia em curso e suas dramáticas consequências aumentaram as responsabilidades em articular um amplo e plural arco de alianças democrático da sociedade civil  para pressionar os poderes executivo, legislativo e judiciário a estarem à altura dos desafios que a cidadania e a democracia exigem. O Plano Diretor Estratégico de São Paulo terá uma revisão na Câmara Municipal em 2021. Isso influirá no desenvolvimento econômico e urbano de toda a cidade. Os interesses do capital imobiliário, das empresas de transportes públicos e do lixo, por exemplo, podem conflitar com os anseios de 2,5 milhões de paulistanos que não possuem moradia nem saneamento básico. Um legislativo sintonizado com a voz das ruas precisa crescer e se muscular.

Daí a urgência de entender que a cidade visível e a invisível necessitam dialogar. Os ativos educacional, cultural, esportivo, empresarial, sindical, científico-tecnológico, religioso precisam estabelecer pontes e derrubar cercas. A São Paulo Sua se propõe a ouvir e reunir esse mosaico de atores em conjunto com os partidos políticos para conquistar saltos na qualidade de vida e na participação do cidadão. Não há saída sem democracia para quem quer construir uma nova civilização no planeta em que a vida seja a inspiração do bem viver.

 

Uma cidade é rica quando ela distribui e não quando acumula e concentra riquezas. Daí a necessidade de um Pacto da Cidade, respaldado pela sociedade civil, para ajudar a ampliar os consensos e convergências entre os setores sociais a fim de combater as iníquas desigualdades de todo o gênero herdadas e em processo.

 

São Paulo possui 18 universidades e 570 faculdades, formando mais de 80.000 universitários por ano. Elas podem debruçar-se criativamente para a melhoria da economia regional e da saúde onde estão territorialmente inseridas. Conhecimento, cultura e inovação rimam com trabalho, renda e bem viver.

 

Por que não eleger o trabalho e a cultura como um centro de prioridades e foco de todos os segmentos organizados e das instituições? Construírem-se oportunidades para 600.000 jovens de 18 a 29 anos disponíveis e desempregados. O equivalente a 12 Itaqueras lotados não merece uma mobilização das inteligências coletivas com uma métrica mensal das conquistas realizadas? Isso numa cidade que possui 1,78 milhão de empresas ativas, 28% da produção científica do País e R$ 700 bi de PIB.

 

É imperioso a cidade caminhar para uma gestão descentralizada nas 32 subprefeituras, que têm em média 375 mil habitantes em 96 distritos, equipada com mais profissionais, tecnologia e recursos. Amparando-as com a dinamização e empoderamento dos cerca de 20 conselhos municipais existentes na cidade com 15.000 lideranças eleitas. Ou seja, a São Paulo dos 1.000 Povos e que deve ser campeã dos direitos humanos tem jeito.

 

A iniciativa São Paulo Sua, para além das eleições, deseja contribuir para que a cidade seja o polo irradiador das comemorações do Bicentenário da Independência e da realização da Semana de Arte Moderna de 2022. Alimentando o sonho que o Brasil se una, se reencontre e possa trocar de pele em seu aniversário como Nação.

 

 * Allen Habert é engenheiro e mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp), foi membro do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. É diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e coordenador da Conferência São Paulo Sua

 

Foto de capa: Ponte Estaiada / Site da Prefeitura de São Paulo



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.