Engenheiros lançam nova edição do manifesto "Cresce Brasil"
Iniciativa vigorosa que nesta edição debate e propõe caminhos para a superação da crise, Cresce Brasil continua sendo instrumento para a mobilização dos engenheiros na busca de desenvolvimento sustent&
A aprovação da segunda edição do manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento foi um dos marcos do VII Conse (Congresso Nacional dos Engenheiros), realizado entre os dias 23 e 26 de setembro de 2009, em São Paulo. Em pleno debate sobre o papel da Engenharia na promoção do desenvolvimento e na construção das saídas para a crise internacional que explodiu em 2008, o manifesto mostrava mais uma vez sua importância vigorosa para mobilizar engenheiros na busca do desenvolvimento sustentável e com inclusão social.
Desde que a primeira edição foi lançada, em 2006, apostando no papel do Estado de indutor do desenvolvimento, as propostas do Cresce Brasil contribuiram para o envolvimento da Engenharia no debate do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e na valorização do emprego e renda para o crescimento econômico.
Novamente, o Cresce Brasil mobilizou especialistas em energia, transportes de carga, mobilidade urbana, comunicações, ciência,
tecnologia e inovação, saneamento básico, recursos hídricos e meio ambiente e agronegócio, além de novos temas considerados estratégicos, como as reservas de petróleo no pré-sal, engenharia pública, Amazônia e a relação universidade-empresa para a produção de seu novo Cresce Brasil. É o documento que a FNE apresenta agora aos seus associados e à sociedade brasileira.
"Com ele, a FNE reafirma sua convicção de que o crescimento econômico, planejado de forma a preservar a natureza e distribuir renda, é a única forma de assegurar melhores condições de vida a todos os brasileiros. É ainda o caminho para a inserção social e profissional do engenheiro, agente do desenvolvimento por excelência diz o presidente da FNE, Murilo Pinheiro.
Acesse aqui a versão online, em pdf, do Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento e a superação da crise.