ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
08/12/09

Odontologistas oficializam entrada na CNTU

Comunicado aconteceu em reunião realizada no dia 7. Decisão havia sido tomada em assembleia no dia 26 de novembro

A CNTU tem mais uma entidade filiada: a FIO (Federação Interestadual dos Odontologistas), que oficializou sua adesão ontem (7), durante reunião em São Paulo. Esses profissionais haviam decidido pela adesão à confederação em assembleia realizada em 26 de novembro, na cidade de Goiânia. 

Na ocasião, houve decisão unânime dos 14 sindicatos ligados à entidade. "Isso foi fruto de um debate intenso. Nosso interesse se deu ao observar o hitórico recente da CNTU. Enxergamos a disposição de luta; se fosse mais uma confederação omissa não teríamos entrado", declarou o presidente da FIO, Welington Moreira Mello.

Ao receber o pedido de filiação, o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, ressaltou a importância da FIO, que abrange cerca de 160 mil profissionais, para o fortalecimento da confederação. "Estamos construindo juntos essa entidade, que é nossa. Podemos evoluir muito, mas precisamos de todos."

Pauta abrangente

Com uma agenda de lutas voltada aos interesses dos odontologistas, mas também de caráter amplo e cidadão, a FIO espera somar forças com a CNTU, informou  Mello. Entre as pautas de interesse da categoria, está a atualização da Lei 3.999/61, que versa sobre o piso profissional, hoje tramitando no Congresso Nacional.

Existe ainda grande mobilização contra a precarização da profissão, o que tem sido muito comum no serviço público. "Há terceirização, contratos temporários e atendimento via ONGs", exemplificou Mello. Nessa linha, a FIO defende a instituição de carreira de Estado para a categoria, com ingresso por concurso e dedicação exclusiva. "Isso vai garantir atendimento nas áresas remotas e de maior vulnerabilidade".

Um ponto importante, ressaltou ele, é a Política Nacional de Saúde Bucal, já instituída no País, mas que precisa ser fortalecida. "Queremos transformá-la numa política de Estado, não de governo e esperamos que a CNTU contribua com esse esforço, tendo em vista seu espectro de ação política bastante amplo", afirmou.



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.