ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
09/11/09

Farmacêutico sempre presente

Uma das reivindicações da Federação Nacional dos Farmacêuticos é a de efetivar a farmácia como estabelecimento de saúde e não como um estabelecimento meramente comercial

Em 1994 surgiu um projeto de lei polêmico, que desobrigava a presença de farmacêuticos em drogarias. Além do impacto imediato na qualidade do atendimento ao público, a estimativa era de que 70% da categoria poderia ficar sem emprego.

Posteriormente houve um projeto substitutivo, bandeira levantada pelo deputado Ivan Valente (PSOL), que reforçava a necessidade de haver um farmacêutico em cada drogaria. A bandeira de Valente defendia a importância do profissional como agente de orientação do consumidor.

De acordo com a Federação Nacional dos Farmacêuticos, o trabalho desse profissional pode ser entendido como uma continuidade ao processo de tratamento médico e, por isso, a necessidade de sua presença nas farmácias. "O farmacêutico tem responsabilidade e comprometimento com os temas da saúde, com a postura da ANVISA, do Ministério da Saúde e da OMS".

Atitudes recentes do governo fortelecem a defesa desse profissional nas farmácias, como agentes importantes no controle de propaganda de medicamentos e da venda feita somente dentro do balcão, na busca de coibir a auto-medicação. Além disso, o farmacêutico é um profissional capacitado para aplicar pequenos exames dentro da farmácia, como medição de pressão e controle glicêmico.

Para a Federação Nacional dos Farmacêuticos, o trabalho do profissional promove a fidelização do consumidor, que certamente voltará a uma farmácia onde tem alguém preparado para atendê-lo de forma confiável. "A dimensão dessa reivindicação é muito maior e transcende a questão profissional, pois tem implicação direta no bem estar da sociedade". 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.