ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
30/06/15

Rede Universitária de Telemedicina inaugura sete unidades

Serão inauguradas unidades em Recife, Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, Macapá e Porto Alegre. A Rede, que integra hospitais universitários e de ensino brasileiros, passará a ter 115 núcleos operacionais

 

Nesta terça-feira (30), serão inauguradas sete unidades da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Os beneficiados serão os hospitais Barão de Lucena, em Recife, Cristo Redentor e Fêmina, em Porto Alegre, e as unidades da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação no Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza e Macapá.

 A cerimônia de inauguração conjunta, prevista para as 14h, será conduzida pelo coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina. Ele estará presente na sede da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, em Brasília, ao lado da presidenta da rede, Lucia Willadino Braga, que abrirá a cerimônia com uma breve apresentação sobre a importância das novas unidades de telemedicina para a Rede Sarah.

 Com as inaugurações, a Rute passará a ter 115 unidades em plena operação, localizadas em hospitais universitários e de ensino, em todos os estados do Brasil. Entre outros objetivos, a rede integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião e educação permanente, e web conferência entre hospitais universitários e universidades. A Rute também permite a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior.

A Rede estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (SIGs, sigla em inglês). Atualmente, existem 60 SIGs que promovem debates, discussões de casos clínicos, aulas e diagnósticos a distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas.

A cada ano, são realizadas cerca de 600 sessões de vídeo e webconferências, em média duas a três sessões científicas diárias, com a participação de 300 instituições, inclusive algumas da América Latina. “A interação entre as instituições, hospitais e grupos de interesse permitem que especialistas discutam novas metodologias de diagnóstico, tratamento, e repassem a outros profissionais de saúde”, afirma o coordenador Luiz Messina.

 

A Organização PanAmericana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde qualificam a Rute como uma das melhores práticas em telemedicina científica. A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica e especializada no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão, monitoramento, acompanhamento e avaliação.

Reconhecimento internacional

Em 2013, a Rute também se destacou pela primeira transmissão de quatro cirurgias em 4K – tecnologia de resolução quatro vezes superior à full HD – em tempo real e de forma simultânea, diretamente do Brasil para os Estados Unidos, a partir de quatro núcleos, localizados nos hospitais universitários de Porto Alegre, do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN) e na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde não só assistiram às cirurgias detalhadamente, uma vez que o coração passou a ter o tamanho de um ser humano na tela, como discutiram com os especialistas em tempo real.

Sobre a RNP

Qualificada como uma Organização Social, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença nas 27 unidades da federação, ela conecta 1.219 campi e unidades nas capitais e no interior. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação.

 

 

 

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.