ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
24/08/16

Virada Sustentável tem centenas de atrações em S. Paulo

Rede colaborativa de apoiadores e parceiros reúne informação sobre práticas sustentáveis. Tema desta 6º edição traz os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.

Virada Sustentável 2014/Foto: Rita MoraesVirada Sustentável 2014/Foto: Rita Moraes



Começa nesta quinta-feira (25/8) a Virada Sustentável, festival de cultural, educação e arte que reúne música, teatro, dança, instalações, exposições, oficinas, palestras e debates sobre a sustentabilidade e seus diferentes aspectos. Mudanças climáticas, biodiversidade, alimentação saudável, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos e mobilidade urbana são alguns deles. Até domingo, ocorrerão centenas de atrações gratuitas em diversos pontos da cidade.

Depois  de  passar  por  Porto  Alegre  e  Manaus,  a  edição  deste  ano  traz  como  principal eixo  temático  os  Objetivos  do  Desenvolvimento  Sustentável  (ODS),  uma  agenda mundial construída  pela  Organização  das  Nações  Unidas  (ONU)  com  o  objetivo  de definir novos rumos para o desenvolvimento humano.

Entre   os   destaques   de   São   Paulo,   estão   a   programação   especial  no   Parque   do Ibirapuera,  com  instalações,  teatro  e  atividades  lúdicas  para  adultos  e  crianças,  além
de  palestras  no  Museu  de  Arte  Moderna  (MAM);  uma  rica  programação  nos  CEUs  e
Fábricas  de  Cultura  da  cidade,  que  inclui  um  intercâmbio  entre  artistas  locais  e estrangeiros  do grafitti art com curadoria do artista Binho Ribeiro; um “Pimp My Carroça” especial com catadores de resíduos do artista Mundano; uma sessão de meditação  coletiva no  topo  do  edifício  Martinelli,  promovida  pelo  grupo  Awaken Love; e bicicletadas na Av. Paulista e região com os grupos Bike Tour SP e Vá de Bike, entre outros.

Realizada em parceria com o poder público local, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil, a Virada Sustentável é um movimento sem fins lucrativos, que além de promover atrações gratuitas e abertas ao público, estimula e acolhe ações e eventos paralelos aderentes ao conteúdo proposto.

Funciona também como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimulando governos e empresas locais a adotarem soluções sustentáveis como na questão da mobilidade, com caminhada, uso mais frenquente da bicicleta e do transporte público.

A Virada Sustentável São Paulo teve sua primeira edição realizada em junho de 2011 e foi a inspiração para o modelo e a metodologia de crowdsourcing adotados nas “Viradas” em outras cidades.

Resultado de uma ampla rede colaborativa de apoiadores e parceiros, o evento tem como objetivo principal ampliar a informação sobre sustentabilidade para a população a partir de uma abordagem lúdica, alegre e inspiradora dos diferentes temas da sustentabilidade (água, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, cultura de paz, segurança alimentar, erradicação da pobreza, etc.). Para isso, se guia pelos princípios internacionais presentes nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.

Possibilita importantes conexões e troca de experiências entre pessoas, organizações e movimentos que tenham o impacto social positivo como foco de atuação, reforçando as redes de transformação na cidade e o potencial de impacto dessas redes.

Para baixar a programação clique em: Programação Virada Sustentável 2013Você também pode acompanhar as novidades e ver a programação completa da Virada Sustentável no site oficial: www.viradasustentavel.com/ ou clique direto aqui.


Fonte: Site da Virada Sustentável



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.