ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
01/03/18

CNTU comemora Dia Internacional da Mulher

Ao longo de todo o mês, a confederação veiculará mensagens destacando as conquistas femininas já alcançada e os desafios a serem vencidos. No dia 27, acontece debate sobre os impactos das reformas trabalhista e previdenciária sobre as trabalhadoras. 

Sob o mote "Mulheres em defesa da vida e dos direitos", a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), por meio do seu Departamento das Trabalhadoras Universitárias, promoverá ao longo do mês iniciativas voltadas à celebração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. 

O foco principal da iniciativa é o fortalecimento da resistência aos retrocessos sociais em curso no País, especialmente as reformas trabalhista (Lei 13.467/2017) e previdenciária (Proposta de Emenda Constitucional 287), de grave impactos sobre as mulheres. 

 

Lideranças falam sobre condição feminina
Entre outras ações, serão veiculadas mensagens em vídeos das lideranças ligadas à entidade que abordarão os diversos aspectos da luta por igualdade de gênero e plena emancipação feminina.  

No primeiro da série, a engenheira e coordenadora do Departamento Jovem Profissional da CNTU, Marcellie Dessimoni, fala dos seus anseios em relação ao tema. “Eu, enquanto jovem mulher trabalhadora, quero ser ouvida no meu ambiente profissional; quero ser respeitada e reconhecida pela bagagem de conhecimento que carrego, não pela saia ou vestido que eu esteja usando.”


Confira abaixo mensagem de Marcellie na íntegra e acompanhe os vídeos  na página no Facebook da CNTU ou na TV CNTU

 

 

Luta contra retrocessos em pauta
No próximo dia 27 de março, a partir das 14 horas, a CNTU realiza, em São Paulo, o debate “As mulheres e os impactos das reformas trabalhista e previdenciária”. Conjugando a luta por igualdade e plena emancipação à pauta do movimento sindical brasileiro, a ideia é discutir como tais retrocessos afetam especialmente as mulheres e como fortalecer a resistência a eles. 

Confira a programação e participe

Leia material elaborado pelo Departamento das Trabalhadoras Universitárias sobre o tema

A CNTU e a mulheres

Desde 2013, a CNTU vem atuando para melhor compreender a situação das mulheres e agir em prol da igualdade e plena emancipação feminina. Através do Departamento das Trabalhadoras Universitárias (inicialmente lançado como Coletivo de Mulheres), a CNTU formata análises e propostas, especialmente nos temas trabalho, saúde e política.

Parte importante dessas formulações encontram-se na publicação “A CNTU e as mulheres”, que traz rico material com objetivo de contribuir para fortalecer o movimento de mulheres e as ações sindicais em prol das trabalhadoras. 


Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.