ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
16/12/20

Homenagem a personalidades profissionais encerra jornada da CNTU

Realizada nesta quarta-feira (16/12), a 17a. Jornada da CNTU se encerrou em grande estilo, com a entrega do Prêmio Personalidade Profissional da confederação aos destaques do ano nas áreas contempladas pela entidade e também na categoria Interesse público.

Nesta 10a. edição da homenagem, foram agraciados: Marcel Domingos Solimeo (em Economia), Marcelo Knörich Zuffo (Engenharia), Geraldo Lucchese (Farmácia), Moacir Tavares Martins Filho (Odontologia) e Ailton Alves Lacerda Krenak (Interesse público) - conheça a trajetória de cada um clicando aqui.

 

Liderança indígena, Ailton Krenak saudou o movimento plural representado pela confederação - que passa a integrar como conselheiro consultivo - e homenageou os profissionais da saúde, engenheiros e outros que atuam em prol do interesse coletivo e social em sua fala.

 

Ele observou que o governo atual tem afrontado a Constituição, a alta cidadania e a ciência. "É uma ofensa", considerou, para todo esse conjunto, assim como para o povo indígena, que enfrenta consequências de desastres ambientais como a ruptura da barragem da Samarco, às margens do Rio Doce.

 

"A alta política do Estado ainda está doente e é genocida contra o povo indígena, racista e xenófoba. E aqui vi o engajamento social [contra isso], a preocupação com o SUS [Sistema Único de Saúde] e com as graves desigualdades", salientou. Ao encerrar, expressou solidariedade "a todos aqueles que vão virar o ano em luto", lembrando a perda de muitos "parentes e amigos" vítimas da pandemia de Covid-19. 

 

Murilo Pinheiro, presidente da CNTU e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), destacou que o prêmio é um agradecimento à contribuição dada pelos indicados ao País. E convidou os laureados a integrarem o Conselho Consultivo da entidade para que "possamos mostrar cada vez mais nossa atuação nas questões relevantes do País  e estarmos presentes na sociedade brasileira".

 

Assim, conclamou: "Vamos juntos lutar por um Brasil melhor, que tenha democracia, participação, buscar crescimento e desenvolvimento e, através disso, diminuir as desigualdades."

 

Também participaram do encerramento os presidentes José Carrijo Brom (Federação Interestadual dos Odontologistas - FIO), Ronald Ferreira dos Santos (Federação Nacional dos Farmacêuticos - Fenafar) e Pedro Afonso Gomes (Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo - Sindecon/SP). 

 

Confira a premiação na íntegra:

 

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.