ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
06/12/11

É preciso valorizar a nutrição

Ernane Silveira Rosas

Importância da profissão para a sociedade deve se refletir em remuneração justa e reconhecimento...

A categoria de nutricionistas é predominantemente feminina e trata-se de uma profissão relativamente nova. Somos profissionais de destaque na área da saúde porque podemos reduzir o número de pacientes com patologias, simplesmente aplicando a ciência da nutrição. 

Podemos prevenir doenças e reduzir os gastos nas administrações públicas em atendimentos e internações. Mas mesmo assim existem prefeitos e governadores que entendem que se pode aprender nutrição no nível médio e assim abrem processos seletivos oferecendo um salário menor que o de atendente de enfermagem, esse sim sem necessidade de formação superior.

Num outro extremo, os poderes legislativo e executivo são comandados predominantemente por homens e seus salários não têm limite. A maioria dos cargos de senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, governadores, prefeitos são ocupados por homens. Embora todos eles tenham mães, irmãs, esposas ou filhas, foi-lhes ensinado a não valorizar as profissões dominadas por mulheres. 

Pesquisas demonstram que essas ganham de 30% a 50% menos que os homens, exercendo a mesma função. Quem disse que isso está certo e não pode mudar? Se a mulher resolver aprender mais, especializar-se mais, tornar-se uma profissional de alto nível, ela consegue tornar-se indispensável? Se todas as mulheres fizessem greve em seus respectivos trabalhos, haveria homens suficientes para substituir as grevistas?

O objetivo aqui é propor uma reflexão a todos os trabalhadores nutricionistas, independentemente do gênero: o que ainda está nos impedindo de alcançar o topo da pirâmide? Quem está nos segurando, impedindo-nos de subir? Nossa capacidade de analisar, decidir, incrementar e melhorar a qualidade de vida da população brasileira, da qual fazemos parte, garante-nos altos postos em nossos locais de trabalho. E alguém está ocupando estes lugares que são nossos por direito. Vamos à luta para mudar esse quadro. 


Ernane Silveira Rosas é presidente do  Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.